Especialistas defendem autonomia dos peritos criminais em audiência pública

otoniel-lima-autonomia-peritos-criminais-30-05-14-2

 

O deputado federal Otoniel Lima (PRB/SP), presidente da Comissão Especial destinada a proferir parecer à PEC 325/2009, conduziu audiência pública na última terça-feira (27) para debater com especialistas a autonomia dos peritos criminais e a importância dos institutos de criminalística.

O diretor do Instituto Geral de Perícia de Santa Catarina (IGP), Rodrigo Tasso, falou das vantagens da autonomia. “Já deixamos de receber recursos importantes do governo por não sermos um órgão de Segurança Pública. Em 2005, o IGP não tinha condições de fazer uma investigação séria e isenta. Hoje, graças à autonomia, nossa realidade é outra”, afirmou.

Para o diretor do Departamento de Polícia Técnica Cientifica da Paraíba, Humberto Pontes, se a perícia criminal do Estado fosse autônoma, não faltariam insumos para exames importantes como o de DNA. “Dependemos do diretor geral da Polícia Civil da Paraíba para fazer o pedido e comprar o que necessitamos para as análises. Já passamos seis meses com o laboratório de DNA fechado por falta de material”, criticou.

otoniel-lima-autonomia-peritos-criminais-30-05-14-1O médico legista Luiz Frederico Hoppe considera a perícia criminal também como uma questão de direitos humanos. “Não desmerecendo a função dos delegados, mas, já houve caso em que eles requisitaram exame de coleta de sêmen e nós, peritos criminais, sabíamos que o exame de sangue era mais adequado e seguro”, explicou.

Já o médico legista de São Paulo, Geraldo Nogueira, lembrou que, graças à perícia técnica cientifica, foi possível fazer justiça no caso da menina Isabela Nardoni.

Por Karine Diniz – Assessoria do deputado Otoniel Lima
Edição: Ascom Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest