Encontro reúne bancada do PRB Minas

26_03_13_destaque02_evento_reune_bancada_prb_minas_capa

 

Belo Horizonte (MG) – Mais de 300 pessoas, entre deputados federais e estaduais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do Partido Republicano Brasileiro (PRB) de Minas Gerais, participaram neste sábado, dia 23, do primeiro encontro da legenda no Estado, que teve como principal objetivo promover a integração entre seus membros, espalhados por cerca de 500 municípios mineiros, tendo elegido, em 2012, 15 prefeitos, 19 vice-prefeitos e 190 vereadores, um dos quais, o violeiro Luciano Morais, de Nepomuceno, que foi o responsável pela execução do Hino Nacional.

O encontro, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Belho Horizonte, comandado pelo presidente estadual do PRB, deputado federal George Hilton, que é o líder do partido na Câmara dos Deputados, contou com as presenças do presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Joaquim Mauro, e dos deputados estaduais Gilberto Abramo e Carlos Henrique, que destacaram o crescimento do partido, inclusive ocupando secretarias em importantes cidades do Estado, incluindo Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia.

Fundação

Além de falar sobre a estrutura que a FRB coloca à disposição dos integrantes do partido, com destaque para os cursos de formação política, o presidente da entidade, Joaquim Mauro, informou que a partir deste ano serão disponibilizados cursos on line para filiados, parlamentares e dirigentes partidários, através do site da Fundação, já visando as eleições de 2014.

O presidente inclusive aproveitou a oportunidade de estar com um expressivo número de integrantes do PRB para comunicar a movimentação para a mudança do nome da Fundação Republicana, para Fundação José Alencar, fazendo uma homenagem ao fundador do partido e o grande norteador de sua visão política de que a coisa pública deve ser gerida com ética e transparência. A notícia foi recebida com aplausos e apoio da unanimidade dos presentes.

Deputados

Ao destacarem o crescimento de cerca de 100% do PRB em Minas, já em sua segunda participação em pleitos municipais, os deputados estaduais Gilberto Abramo e Carlos Henrique alertaram os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, que o momento é de promover o mesmo crescimento, ou ainda maior, do partido em suas representações da Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.

“Se todos se conscientizarem de suas responsabilidades, poderemos sair com chapa completa para deputados, eleger pelo menos quatro estaduais e dois federais, sem precisar de coligação”, afirmou Gilberto Abramo, apoiado por Carlos Henrique, que afirmou sua felicidade em pertencer ao PRB: “Tenho visitado o estado inteiro e vendo nos companheiros o desejo de fortalecer as bases do Partido, para torná-lo um dos mais fortes do País”, assinalou.

Prefeitos e vereadores

Em nome dos prefeitos, o gestor de Montes Claros, Rui Muniz, fez um breve relato de seu relacionamento “vitorioso” com o PRB, que o abraçou e permitiu que chegasse ao poder para implantar a ética e a transparência no governo da cidade, já que recebera uma prefeitura com mais de 200 milhões em dívidas, mas, “em apenas três meses, com um trabalho sério, conseguimos, por exemplo, colocar em dia os salários dos servidores, enxugar a máquina e ainda valorizar os trabalhadores”, assinalou.

Para ele, que encontrou mais da metade dos servidores terceirizados, colocou efetivos em cargos de comando, mostrando que “é possível, através da política, servir ao povo, proporcionando uma vida melhor para todos. E o PRB é o partido que tem este pensamento, este foco, inclusive o de interiorizar o crescimento, que é o caminho da política do bem, com tolerância zero para o que é errado”, pontuou Rui Muniz.

Por sua vez, o vereador em Uberaba, Franco Cartafina, que na oportunidade foi empossado como presidente do PRB Juventude Minas, destacou que desde sua gestão no D.A. da Faculdade de Direito, priorizou o trabalho em equipe, com ética e transparência, o que o identificou com o programa do PRB, o que o tem estimulado e entusiasmado “para levar a todas as regiões de Minas a mensagem de renovação, pois a juventude não pode se furtar de suas responsabilidades”, arrematou Cartafina.

Compromisso

Ao encerrar o encontro, o deputado George Hilton, a par de agradecer a acolhida ao convite para aquele evento, fez questão de ressaltar que “não se constrói um partido, sem um projeto político, o que passa, necessariamente, pela união de seus membros”, lembrando que, por sua formação ética e transparente, o PRB tem como marca, a autonomia de suas comissões, mas, quando o interesse é nacional, exige unidade de pensamentos e ações.

Por isso, deixou claro que “em razão disto, em 2014 não vamos admitir que haja quem não atue de forma a apoiar candidatos que não contem com o aval do PRB. O que faz um partido ser grande é a sua base e não apenas o número de representantes. E para assegurar o crescimento e fortalecimento de suas bases, o PRB não fará concessões em 2014”, reforçou o presidente George Hilton

Palestras

Além do aspecto político, o encontro também foi importante para orientar os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, na formulação de convênios com o governo federal. Para tanto, trouxe, para uma palestra sobre os caminhos a serem percorridos neste sentido, a subsecretária de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Pesca, Shirley de Faria Soares de Carvalho.

Entre os vários pontos, destaque para o caminho curto para proposição de convênio; o que pode e não pode ser realizado em convênio; documentação obrigatória; legislação; importância do Plano de Trabalho; aplicação de recurso; financiamento/Fundos Setoriais; procedimento de acompanhamento e fiscalização; empenho de recursos – forma de fazer e liquidação; contrapartida – SICONV; e prestação de contas.

Paralelamente ao encontro dos parlamentares, suas esposas e assessoras também participaram de uma reunião, durante a qual puderam desfrutar de duas importantes palestras proferidas pelas doutoras Raquel Muniz – esposa do prefeito de Montes Claros, Rui Muniz, que falou sobre “O Papel da Mulher na Política”, e Ariadna Borges Muniz, diretora geral da Fundação Hilton Rocha, que abordou as “políticas Públicas de Atenção à Saúde Oftalmológica”.

Texto e fotos: Gleno Rocha da Assessoria de Comunicação do PRB Minas

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest