Encontro Regional reúne líderes de 40 cidades paulistas

Câmara de Fernandópolis esteve repleta de autoridades na última sexta-feira

Publicado em 4/9/2013 - 00:00

04_09_13_destaque01_sp_encontro_regional_reune_lideres_40_cidades001
Pelo menos 15 pessoas assinaram suas filiações ao PRB, entre elas está o advogado e líder político de Fernandópolis, Fausto Pinatto

Fernandópolis (SP) – O 9º Encontro Regional do PRB São Paulo reuniu em Fernandópolis, na última sexta-feira (30), mais de 20 prefeitos, dezenas de vereadores e presidentes municipais de partidos, além de militantes e simpatizantes. O evento contou com a participação do presidente estadual do PRB, Vinicius Carvalho, de dois secretários de Estado – Rogerio Hamam (Desenvolvimento Social) e Davi Zaia (Gestão Pública) – e do deputado estadual Sebastião Santos. Este foi o último evento regional antes do Encontro Estadual, que acontece dia 28 de setembro, na Assembleia Legislativa.

Pelo menos 15 pessoas assinaram suas filiações ao PRB, entre elas está o advogado e líder político de Fernandópolis, Fausto Pinatto. Ele deixa o PPS após um entendimento com Zaia (que é presidente estadual da sigla) para possivelmente concorrer a deputado federal em 2014. “Só tenho a agradecer a este homem (Davi Zaia) que me ajudou muito. Agradeço ao deputado Sebastião a acolhida no PRB”, disse.

Ao comentar a transferência de Pinatto para o PRB, Zaia disse que a “política é um espaço plural onde as pessoas elegem prioridades por realizações em favor do povo”. O líder do PPS também lembrou do companheirismo do PRB não só na região, mas no governo Geraldo Alckmin, e que ambos os partidos têm trabalhado pelo desenvolvimento do estado.

O secretário Hamam disse que o governador Alckmin reconheceu a força e o crescimento do PRB ao convidar o partido a assumir o Desenvolvimento Social neste ano. “Essa é sem dúvida a secretaria mais bonita do estado. É ela que atende aquele que mais precisa do poder público. Estamos trabalhando para que nenhum paulista seja deixado para trás”, afirmou.

04_09_13_destaque01_sp_encontro_regional_reune_lideres_40_cidades002Desde que assumiu o comando da pasta, Hamam tem percorrido o estado para promover os programas da secretaria. Para ele, é uma corrida contra o tempo. “Quem tem fome, tem pressa”, disse, ao citar a frase do sociólogo Betinho, já falecido. Segundo estimativas, há pelo menos um milhão de paulista em situação de extrema pobreza.

O deputado Sebastião elogiou o trabalho desenvolvido por Hamam que, em tão pouco tempo, tem atendido prefeitos e entidades para beneficiar a população. A queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi lembrada pelo parlamentar como uma grande dificuldade dos pequenos municípios fecharem a conta no fim do mês.

No aspecto político, Sebastião destacou a costura política feita por Pinatto para as eleições municipais de 2012. O parlamentar disse “graças a ele o PRB não se juntou ao grupo perdedor”. “Formamos uma coligação grande, vencedora, e elegemos dois vereadores pelo PRB, um deles hoje presidente da Câmara”.

Em sua manifestação, Carvalho ressaltou que o povo tem se sentido órfão na representação política-partidária. Por isso mesmo os encontros regionais do PRB são uma ferramenta de aproximação da liderança partidária, dos deputados e outras autoridades com a população. “Não há como fazer gestão pública sem ouvir o povo”, disse o líder estadual do partido.

04_09_13_destaque01_sp_encontro_regional_reune_lideres_40_cidades003Em busca de novos filiados e potenciais candidatos para as eleições de 2014, o PRB tem levado a mensagem republicana aos quatro cantos do estado e tentado atrair pessoas que tenham os mesmos ideais do partido. “Em todos os encontros muitas pessoas têm se identificado com o PRB e estão se filiando. E são filiações de qualidade”, explicou Carvalho.

Ao falar em nome dos coordenadores de movimentos sociais do PRB, dr. Saldanha Leivas Cougo, do PRB Saúde, citou a frase do ex-vice-presidente da República José Alencar que, durante uma entrevista, semanas antes de falecer, disse “não ter medo da morte, mas da desonra”. “É um ídolo do nosso PRB”.

Saldanha também comentou sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS é um dos únicos sistemas de saúde do mundo que é universal. Atendemos tanto rico como pobres, negros e brancos, políticos e povo”, avaliou. Ele também deu a fórmula para o sucesso não só da saúde no Brasil, mas da gestão pública: “Legalidade, moralidade e eficiência”.

Chico Arouca, presidente da Câmara e vereador mais votado da cidade, agradeceu o trabalho do deputado Sebastião e a destinação de recursos para Fernandópolis. Elogiou a conduta dos parlamentares e dos líderes do PRB e disse que o partido faz uma política moderna. “Eu me orgulho de fazer parte do PRB depois de 20 anos afastado da política”.

Encontro Estadual

O PRB paulista realiza no dia 28 de setembro, na Assembleia Legislativa, a partir das 9h30, o Encontro Estadual do partido. Estarão presentes todos os líderes, deputados, prefeitos, vereadores, presidentes municipais e militantes para o evento final de filiações para as eleições de 2014.

As fotos do Encontro Regional de Fernandópolis podem ser vistas aqui: http://goo.gl/AVv1bC   ou http://goo.gl/hZjF3I

Texto e foto: Diego Polachini / Ascom – PRB São Paulo

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend