Em São Paulo, PRB quase dobra número de eleitos

25_1_13_destaque05_sp_em_sao_paulo_prb_quase_dobra_numero_de_eleitos

 

São Paulo (SP) –Olhos ansiosos e fixados na tela de computadores e TVs; foi assim que militantes, assessores e candidatos de todo o estado de São Paulo permaneceram durante a apuração dos votos da eleição municipal, no mês de outubro de 2012. Na capital paulista, o comitê de Celso Russomanno e a sede do PRB estadual receberam republicanos de todos os cantos, ansiosos pelos resultados das urnas.

Não foi daquela vez que o PRB chegou ao 2º turno na capital paulista, mas sua atuação foi tão avassaladora que os jornais, revistas, emissoras de TV e rádio não noticiaram outra coisa que não fosse a boa colocação de Celso Russomanno nas pesquisas. Além disso, o PRB fez história ao lançar pela primeira vez um candidato à prefeitura da maior capital do País. Russomanno mexeu com as bases da política paulistana, ao tornar a disputa municipal mais acirrada e terminar com a polarização que existia entre PT e PSDB.  Diferente das eleições anteriores, até o momento da apuração ninguém sabia quais partidos iriam para o 2º turno.

Na eleição de 2012 o PRB cresceu. No Brasil, foram eleitos 1.204 vereadores e 77 prefeitos, e no estado de São Paulo não foi muito diferente, o partido dobrou o número de prefeitos e quase dobrou o de vereadores. Na primeira eleição disputada pela legenda, em 2008, foram eleitos 77 vereadores e duas prefeitas em todo o estado. Já em 2012, o PRB elegeu 133 vereadores, quatro prefeitos e cinco vice-prefeitos. O PRB alcançou um aumento significativo, chegando a 72,6% de crescimento no legislativo estadual.

Na capital paulista, o candidato Celso Russomanno chegou perto do 2º turno, ficando entre os três primeiros candidatos mais bem votados – foram 1,3 milhões de votos. Já a Câmara Municipal de São Paulo, que contava com apenas um representante republicano, o vereador Atílio Francisco, receberá em 2013 mais um vereador do PRB, Jean Madeira. Juntos, Jean e Atílio somaram 67.549 votos. Segundo o jornal Folha de São Paulo, no caderno Poder de 9/10/12, “164 mil foram os votos para vereador na legenda do PRB; sigla foi a terceira mais escolhida em São Paulo”.

Para o presidente do PRB do estado de São Paulo, Vinicius Carvalho, os resultados da eleição mostram o amadurecimento do partido. “Os números [de eleitos] demonstram que o partido está no caminho certo”, disse. Para o presidente, a candidatura de Celso Russomanno foi outra aposta que valorizou o PRB. “A vinda de Celso amadurece o projeto que temos em longo prazo, pois é fundamental termos políticos como Russomanno compondo as nossas fileiras, já que, assim como ele, o PRB vem defendendo os anseios da população e o cuidado com a coisa pública”, explicou à época.

Vinicius Carvalho também comentou o que sente após a eleição na capital paulista. “O sucesso é a realização dos projetos.  O nosso está sendo construído nos pilares da dignidade, honradez e ética”. O presidente lembra ainda que o PRB teve mais de 1.800.000 votos em todo estado. “Isso demonstra que estamos crescendo de forma gradativa, madura e responsável”, explica.

Após saber do resultado das eleições, o vereador Atílio Francisco, que estava em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara Municipal de São Paulo, utilizou as redes sociais para agradecer seus eleitores. “Queria poder agradecer pessoalmente a cada um de vocês. Meu muito obrigado pelo voto de confiança, pelas palavras de motivação, pelo carinho e principalmente pela amizade de cada um”, escreveu o vereador.

Em São João das Duas Pontes, interior paulista, Nilza Bozeli foi reeleita com 62,26% dos votos válidos. Para a prefeita os resultados mostram a aprovação de seu trabalho frente ao executivo. “Tivemos um aumento no percentual de votos desde a última eleição”, disse. Nilza afirmou que irá continuar seu trabalho e destacou a educação como uma de suas maiores prioridades. “Iremos implantar a creche escola, pretendo também fechar o ciclo do ensino na cidade”.

Além de Nilza, foram eleitos mais três prefeitos republicanos: Mauricio Dimas, em Santo Antônio de Posse; Claudiomar Furoni Sanches, de Santa Clara D’Oeste; e Kiko, de Macaubal. No município de Pereira Barreto, dos nove vereadores eleitos, quatro são do PRB.

Para o deputado estadual Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia Legislativa de São Paulo, a meta de dobrar os números de eleitos foi praticamente cumprida. “O PRB sai fortalecido destas eleições, deixamos de ser um partido pequeno”. O parlamentar, que acompanhou a apuração da sede do PRB estadual, disse estar satisfeito com o resultado da eleição na capital. “O fator Russomanno foi além das expectativas e nos surpreendeu”, afirmou Santos.

Texto e foto Amanda Fischer

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o emailpautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest