Eliana Calmon adverte sobre exclusão da mulher na política

601994_534208363301686_993359368_n

O tema “O empoderamento político social da mulher” foi comandado pela ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, na primeira parte do segundo dia do Congresso Nacional do PRB Mulher, na manhã desta sexta-feira (09), em Brasília. A palestra focou principalmente na inclusão da mulher em cargos de direção, segundo ela, a participação da mulher na política ainda é muito pequena, apesar de os movimentos femininos brasileiros já terem obtido várias conquistas. Atualmente, 58% do eleitorado brasileiro são mulheres.

Nas últimas eleições, de acordo com Eliana Calmon, 72 milhões de mulheres foram às urnas. Na opinião da ministra, o Brasil ostenta uma evolução com a educação, porém é preocupante a falta da participação da mulher na política. “Precisamos ver as causas da exclusão da mulher na política”, aconselha e comenta que a mulher desiste da política por vários fatores, sendo um deles a falta de recursos financeiros.

“A mulher brasileira não tem como bancar a política nacional. A forma de campanha no Brasil precisa mudar porque é a falta de recursos financeiros que faz as mulheres recuarem”, explica Calmon. Ainda, ela frisou que o outro fator é que a mulher é pouco engajada nas questões politicas. “Nós estamos em um país onde o poder masculino predomina, mesmo tendo uma presidenta. A mulher não se capacitou para a política. A falta de comprometimento da mulher com a política ainda é muito grande”, adverte a ministra.

Para a magistrada, é preciso alterar o sistema político eleitoral brasileiro para que o fundo de participação, atualmente de 30%, seja voltado para as candidatas mulheres. “Estamos competindo com a desigualdade social, e mesmo que seja difícil ganhar uma eleição, as mulheres precisam se candidatar para alavancar a participação da mulher na política”, completa Calmon.

Por Jamile Reis com informações de Eulla Carvalho

Fotos: Douglas Gomes

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest