Divulgação de vídeos de segurança é tema de debate

Otoniel Lima discute assunto em audiência pública na Câmara

Publicado em 7/11/2013 - 00:00

07_11_13_destaque02_otoniel_debate_proposta_tipifica_como_crime_divulgacao_imagens_videos_seguranca
Para o deputado Otoniel Lima, a não divulgação da imagem protegerá a vítima, mas também o criminoso

Brasília (DF) – Atendendo ao requerimento do deputado republicano Otoniel Lima (PRB-SP), a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado debateu o polêmico Projeto de Lei 5412/2013, de autoria da deputada Rosane Ferreira (PV/PR), que tipifica como crime a divulgação de imagens de vídeos de segurança. Relator do projeto, Otoniel convidou especialistas das policias civil e militar e da OAB para debater o tema.

A autora destacou o sensacionalismo de alguns programas de televisão que divulgam, de maneira exaustiva, cenas de vítimas de violência expondo, assim, sua dignidade e a de seus familiares. Apesar de concordarem, alguns parlamentares, a exemplo do Delegado Protógenes, consideram que a divulgação das imagens ajudam a desvendar crimes e prender bandidos.

Para o deputado Otoniel Lima, a não divulgação da imagem protegerá a vítima, mas também o criminoso. “Os mistérios que rondam o desaparecimento do pedreiro Amarildo, no Rio de Janeiro, começam a ser desvendados graças às imagens do circuito interno que registraram a última vez que ele foi visto. A proposta é muito delicada e exige um amplo debate já que se trata de alteração do Código Penal”, ponderou o parlamentar. Segundo ele, o debate sobre o PL 5412/2013 precisa ser amadurecido, pois ele pode gerar, mesmo de forma incipiente, procedimentos de censura, o que não é admissível.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend