Dilma e Crivella lançam Plano Safra da Pesca

Objetivo é tornar o Brasil uma potência mundial na produção de peixe

Publicado em 24/12/2012 - 00:00

Dilma e Crivella lançam Plano Safra da Pesca
Objetivo é tornar o Brasil uma potência mundial na produção de peixe

Brasília (DF) – O ministro Marcelo Crivella (PRB) lançou hoje (25), no Palácio do Planalto, o Plano Safra da Pesca e Aquicultura que pretende ampliar a produção nacional para 2 milhões de toneladas de pescado ao ano até 2014 e tornar o Brasil um dos maiores produtores mundiais. A presidente Dilma Rousseff estava presente e garantiu que as atividades ligadas ao tema serão prioridade para o país, tanto no setor econômico como no social.

“Essa atividade, que era lateral, será central do nosso país”, destaca a presidenta. O objetivo é desonerar a cadeia produtiva, além de investir, por meio de diversos programas, R$ 4,1 bilhões até 2014 em financiamentos para a produção pesqueira. 

A presidente Dilma frisou ainda que o Brasil ocupa no ranking mundial a 23ª posição na pesca e a 17ª na aquicultura, apesar de o país ter mais de 8 mil quilômetros de costa marítima, 13% da reserva mundial de água doce e diversos reservatórios e açudes em praticamente todas as bacias hidrográficas. “É um paradoxo: a realidade econômica e social da atividade está distante do nosso potencial. Esses números dão o tamanho do nosso desafio. Com o plano, pretendemos tornar o Brasil, até 2020, um exportador do tamanho do seu potencial”, ilustra a presidente.

Para atingir a meta, Crivella disse que o governo pretende aumentar em 40% a renda dos profissionais por meio de diversas frentes de ação e ampliação, “como também, o aprimoramento das técnicas de cultivo e manuseio, modernização de equipamentos, oferta de assistência técnica, investimento em pesquisa e mais estrutura à cadeia produtiva”, garante o ministro.

De acordo com o ministro Crivella, linhas de crédito para pequenos pescadores e aquicultores serão criadas para que os produtores invistam em novos equipamentos, barcos e estruturas. “Eles terão carência de 03 anos para começar a pagar e o prazo de 10 anos para quitar o financiamento”, afirma. A previsão é que cerca de 400 mil famílias sejam beneficiadas.

Crivella disse ainda que para desenvolver o setor, “o Plano Safra junto com o BNDES, também se estende para modernizar grandes indústrias, investir em ciência, tecnologia, educação e inovação”.

Texto: Jamile Reis – Comunicação Nacional do PRB
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend