Dia das Mães: presenteie com segurança

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Escolher o melhor presente para as mães requer alguns cuidados no momento de efetuar a compra. As redes de varejo investem pesado na propaganda e nas promoções visando a data, considerada a segunda melhor  para vendas, perdendo apenas para o Natal. Os filhos, entretanto, devem estar atentos à questão da segurança na hora de comprar e também da economia de tempo e dinheiro.

A primeira dica básica é pesquisar.  As diferenças de preço encontradas em épocas de grande apelo comercial são comuns. Ao se interessar por uma promoção, é importante levar o material da propaganda à loja na hora da compra para garantir que a oferta seja cumprida. Anúncios de concorrente também podem ser úteis na negociação.

Quem pretende presentear com eletroeletrônicos, deve pedir para testar o funcionamento do produto. Se a sua opção for por itens importados, é importante conferir se há assistência técnica e peças de reposição no Brasil.

Nas compras on-line, a atenção deve ser redobrada. É fundamental verificar a idoneidade da empresa que comercializa na internet junto aos órgãos de proteção ao consumidor. O cidadão deve checar se a loja informa seu CNPJ no site, além da existência de algum tipo de canal de contato, como endereço fixo, telefone ou e-mail.

No momento da compra, é importante que o consumidor imprima ou salve em seu computador as páginas do site que informem a oferta do produto e a efetivação da operação. Acima de tudo, é necessário estar atento ao local em que realiza a transação. Não é recomendável, efetuar compras por meio de computadores públicos, como os de lan houses, escola e trabalho.

Após escolher o presente, o ideal é pagar à vista. Para isso, é necessário que o produto se encaixe ao seu orçamento. Evite a contratação de crédito, mas se for necessário recorrer ao parcelamento,  verifique  a loja que oferece as melhores condições de pagamento e fique atento às taxas de juros, não somente ao valor das prestações. É importante saber que lojas que oferecem pagamentos em “n vezes sem juros” podem ter embutido a taxa no preço inicial no produto.

Para pagamentos com cartão de crédito, confira se o preço é igual ao cobrado à vista. Se a loja insistir num preço maior, ou estipular um valor mínimo de compras, não aceite e denuncie o estabelecimento aos órgãos de defesa do consumidor. Antes de fechar a compra, certifique-se de que você terá condições de quitar as parcelas do cartão, evitando ao máximo pagar o “mínimo” para não cair no rotativo, que sairá sempre mais caro.

Quanto às trocas, apesar de ser uma prática frequente nas redes de varejo, não existe essa obrigatoriedade se o produto não apresentar defeito. Entretanto, se o lojista se comprometeu, terá que cumprir com a promessa. Em casos de defeito que impeça a utilização do produto, o Código de Defesa do Consumidor assegura três opções: substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso, restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço.

No mais, boas compras e criatividade para agradar a sua mãe. Antes, confira mais algumas dicas:

· Peça a nota fiscal com a discriminação do produto ou nota do serviço detalhada;

· Se for necessária a entrega do produto ou apresentação do serviço, a informação deve constar na nota ou no contrato firmado;

· Bazares, ponta de estoque, liquidação e promoções nem sempre permitem a troca porque não dispõem de grande estoque. Por isso, confira a numeração do calçado, o tamanho da roupa, a medida do móvel, enfim, todas as informações que evitarão engano;

· É obrigatória a troca quando houver defeito do produto. Outras situações dependem da loja. Certifique-se antes da compra se é possível trocar em função da cor ou tamanho;

· Um serviço mal executado pode ser refeito, mas a comemoração da data ficará comprometida. Por isso, informe-se antes da contratação e peça referências;

· Na compra pela internet procure saber se a entrega será na data combinada. É prudente ter um comprovante com a discriminação do produto ou serviço com o respectivo valor. Para tanto, peça um e-mail ou fax confirmando o pedido.

 

Conheça alguns sites que não respeitam o consumidor, visitando minha FANPAGE: facebook.com/direitodoconsumidorviniciuscarvalho

 

Vinicius Carvalho
Advogado especialista em Direito do Consumidor

 

Blog: www.viniciuscarvalho.com/blog – (Orientação sobre direito do consumidor)

E-mail: viniciuscarvalho@prbsp10.org.br

Facebook: Facebook.com/direitodoconsumidorviniciuscarvalho

 

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