Deputado Mecias de Jesus quer criação da CPI das Terras de Roraima

15_04_13_destaque05_rr_mecias_quer_criacao_cpi_terras_roraima

Boa Vista (RR) – Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), o deputado estadual  Mecias de Jesus (PRB), que também é presidente da Comissão de Terras, Colonização e Assuntos Indígenas da ALE-RR, reiterou as denúncias de titulação de terras para pessoas influentes do Estado e pediu aos colegas, apoio para criação da CPI das Terras de Roraima.

Mecias de Jesus disse que a única maneira rápida da ALERR ficar informada sobre tudo que vem acontecendo no que diz respeito à questão das terras em Roraima, é criar uma CPI das terras, ou CPI da grilagem. Para o deputado a grilagem existe na capital e interior do Estado.

O deputado alertou que se nada for feito para impedir a grilagem das terras , haverá grandes possibilidades de acontecer conflitos agrários,resultando até em mortes como já acontece em outros estados. “Já temos noticias de que está havendo tiroteios no sul do Estado. Daqui a pouco seremos um Estado completamente sem lei”, disse.

Na ocasião o presidente da Comissão voltou a denunciar que existem dois topógrafos em Roraima que fazem o georreferenciamento das terras, bem como vendem para pessoas fora do estado de Roraima. O presidente relatou que os produtores rurais que estão nas terras trabalhando, estão sendo retirados á bala do local.

“É preciso saber quem dá autoridade para esses topógrafos, porque tudo é acobertado por autoridades que deveriam defender o cidadão. Roraima possui muitas terras, e estas estão se acabando, indo para as mãos de grileiros. A pessoa chega no local, faz uma cerca, adquiri o kit grilagem, que é uma casa, três porcos e uma galinha, e diz que é dono da terra.Os verdadeiros donos, os trabalhadores, não terão depois como trabalhar, como viver, como sustentar suas famílias”, lamentou o deputado.

Mecias afirmou ainda que pessoas de outros Estados estão sendo beneficiadas com milhares de hectares de terras em Roraima em várias localidades por meio de procurações.

Mecias, que é presidente da Comissão de Terras, disse que encaminhou para a Polícia Federal, 170 procurações de pessoas que nunca vieram a Roraima, que passaram autorização por meio de procurações para pessoas demarcarem terras em seu nome aqui em Roraima.

“Isso é um grande absurdo, gostaria de propor e pedir apoio dos demais colegas para que juntos possamos encontrar uma solução para esse problema. Sugiro a criação da CPI das terras do estado de Roraima, para que seja possível chegarmos a uma conclusão e saber de fato quem tem razão, quem está grilando e quem não está, do jeito que estar não podemos aceitar”, concluiu ele.

Fonte: Ascom Mecias de Jesus

Foto: Lúcio Moreyra

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest