Deputado Arimatéia participa de debate sobre emancipação de Humildes

22_08_13_destaque05_ba_deputado_participa_de_debate_sobre_emancipacao_de_humildes

Humildes (BA) – O deputado estadual José de Arimatéia (PRB-BA) e o vereador Eli Ribeiro (PRB-BA) participaram do o Seminário Regional de Emancipação na Bahia. O objetivo do seminário foi discutir a autonomia do distrito feirense. Estavam presentes no evento o vice-prefeito, Luciano Ribeiro e diversos outros deputados estaduais, federais e lideranças comunitárias.

O presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação e deputado estadual João Bonfim esclareceu para os presentes o procedimento de emancipação. “Após aprovada a Lei, será necessário enviar um requerimento dirigido para Assembleia Legislativa com pelo menos 20% das assinaturas dos eleitores do distrito, solicitando a emancipação”, explicou.

A lei citada pelo deputado é a Lei Federal Complementar 416/2008, que regulariza a emancipação dos distritos e será apreciada pelo Senado nos próximos dias. “A mobilização é muito importante para que os senadores aprovem rapidamente e possamos iniciar o processo do plebiscito, também previsto na proposta de Lei”, afirmou João Bonfim.

De acordo com ele, Humildes atende as exigências para emancipação. “Para conquistar a autonomia é preciso que o distrito possua no mínimo 8.496 habitantes e um número de edificações superior a uma média de 800. Sem dúvida, Humildes possui índices superiores, além de viabilidade econômica, financeira, política, ambiental e urbana”. Segundo dados do IBGE, Humildes possui quase 15 mil habitantes.

O deputado José de Arimatéia destacou a importância da união dos políticos locais na busca de apoios no Senado para aprovação da Lei. “Humildes tem toda capacidade de ser município, e não podemos permitir o entrave na questão burocrática. É o momento para as forças políticas se reunirem e solicitarem aos seus colegas de partido no Senado não só da Bahia, mas de outros estados, serem sensíveis ao desejo dessa e outras comunidades que querem e precisam crescer de forma independente”, sugeriu.

O parlamentar lembrou ainda de municípios que foram emancipados e hoje possuem total independência como Capim Grosso, Amélia Rodrigues, Conceição de Jacuípe e Anguera.

Texto e foto: Ascom deputado José de Arimatéia

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest