Crivella: Um ministro da Pesca de números surpreendentes

14_03_14_destaque03_crivella_um_ministro_com_numeros_surpreendentes
Brasília (DF) – Marcelo Crivella (PRB/RJ) deixa o Ministério da Pesca e Aquicultura superando números recordes na produção nacional de pescado. Com R$ 700 milhões emprestados do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, o Brasil já bateu 2,3 milhões de toneladas de pescado na aquicultura e na pesca extrativa – o que chama a atenção é que esta previsão estava programada apenas para o final de 2014!

Segundo informou Crivella, durante o lançamento do Plano Nacional de Combate à Pesca Ilegal em dezembro do ano passado, a aquicultura brasileira, pela primeira vez na história, produziu, em 2013, mais pescado do que a pesca extrativa, cerca de 33% a mais do que no ano anterior. Um salto de proporções semelhantes ocorreu entre 2010 e 2011, quando a aquicultura nacional cresceu 31%.

A gestão de Crivella revelou avanços expressivos, como o Registro da Pesca e Aquicultura, Sanidade Pesqueira, Fiscalização e Informações Pesqueiras. O número de aquicultores registrados no Brasil, por exemplo, passou de 2.367 cadastrados, em 2012, para quase 15 mil. Um aumento de 460% em apenas um ano!

A pesca amadora concluiu o ano passado com mais de 400 mil inscritos e 165 competições licenciadas. A meta, para até setembro deste ano, é chegar a 450 mil pescadores amadores licenciados.

Expansão contínua

A aquicultura nacional deve continuar a crescer acelerada nos próximos anos. De acordo com o Departamento de Monitoramento e Controle do MPA, a produção aquícola pode aumentar 40% em 2014, com a participação de novos piscicultores e a entrada em atividade de novos parques aquícolas, que poderão produzir juntos mais 200 mil toneladas de pescado por ano.

Hoje muitos parques aquícolas – locais demarcados nos reservatórios para a criação de peixes em gaiolas – estão em produção, como ocorre em Itaparica (PE/BA), Serra da Mesa (GO), Xingó (SE e AL), Três Marias (MG) e Moxotó (PE/BA).

Os empreendimentos demandam mais e mais profissionais especializados. De acordo a Federação Nacional dos Engenheiros de Pesca, atualmente existem 25 cursos da disciplina no Brasil, com a oferta de duas mil vagas. Muitos são novos, como os de Laguna (SC), Registro (SP), Piuma (ES) e Presidente Médici (RO). Em 2014, estão previstos novos cursos na Paraíba, em Pernambuco e no Maranhão.  Para a Federação, a expansão da aquicultura abre grandes oportunidades de trabalho no setor.

Cerca de 1 milhão de trabalhadores vivem da pesca no Brasil e o potencial brasileiro para a criação de pescado é um dos maiores do mundo. O país conta com 13% da água doce do planeta, extenso litoral, espécies promissoras e condições para produzir grãos, ou seja, ração. Mercado é o que não falta. No Brasil, o consumo cresce ano a ano. O Ministério da Indústria e Comércio divulgou um aumento hoje de 14,5kg por ano, 5kg a mais em relação a 2010. No mundo, o pescado é a proteína animal mais consumida.

Mudança

A presidente Dilma Rousseff confirmou, em nota oficial divulgada nesta quinta-feira, 13, o nome do senador Eduardo Lopes (PRB/RJ) para substituir o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, que retorna para o Senado. A troca é parte da reforma ministerial iniciada em janeiro pela presidente para atender ao desejo dos ministros de se candidatarem nas eleições de outubro. Crivella deixa a Pesca para disputar o governo do Rio de Janeiro.

A cerimônia está prevista para esta segunda-feira, 17, às 10h, no Palácio do Planalto.

 

Por Helen Assumpção – Comunicação Nacional do PRB

Com informações do MPA

Foto: Douglas Gomes

 

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest