Crivella faz lançamento nacional da Semana do Peixe

04_09_13_destaque02_df_crivella_lanca_nacionalmente_semana_peixe001

Campanha estimula o consumo de pescado em todo o país.

 

Brasília (DF) – O lançamento nacional da 10ª Semana do Peixe foi realizado na manhã desta segunda-feira (02) no Mercado do Peixe da Ceasa, em Brasília. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), e o governador em exercício do Distrito Federal, Tadeu Filippelli. Em todo o País, a campanha estimula o consumo de pescado, a proteína animal que lidera o mercado de carnes no mundo e é considerada a mais saudável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O ministro Crivella destacou, em seu discurso, a parceria entre o Governo Federal e a administração do DF para tornar Brasília e o seu entorno em referência nacional na produção de pescado. Outros pontos destacados pelo ministro foram o potencial brasileiro para o cultivo de pescado, a elevada produtividade da aquicultura e a importância do pescado para a saúde da população.

Bem humorado, o ministro Crivella comparou a situação dos peixes nas bacias brasileiras a atletas olímpicos. “Com os barramentos de hidrelétrica, os peixes não podem tentar salto à distância na época da piracema”, brincou. A piracema é o período em que muitas espécies de peixes sobem os rios para desovar e reproduzir.

Assim, a matriz energética brasileira comprometeu a quantidade de peixes nas 12 principais bacias brasileiras. A solução deste problema, conforme o ministro, passa pelo aproveitamento dos grandes reservatórios para a produção de pescado em gaiolas (tanques-rede). O ministro também defendeu a produção pesqueira nas propriedades rurais, conjugada a “plantios de soja, milho, trigo, frutas e hortaliças”. A água utilizada nos criatórios de pescado poderiam fertilizar os plantios.

04_09_13_destaque02_df_crivella_lanca_nacionalmente_semana_peixe002Peixe nas escolas

O governador do DF em exercício, Tadeu Filippelli, defendeu a mudança cultural dos brasileiros, que devem consumir mais pescado, uma proteína saudável. Ele adiantou que a rede de ensino público do Distrito Federal deve passar a oferecer pescado às crianças e jovens, na merenda escolar, até o final deste ano.

Filippelli também lembrou que um acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura irá expandir as instalações do Mercado do Peixe e do Centro de Tecnologia em Piscicultura da  Granja Modelo do Ipê, ligado ao DF. Com isto, os brasileiros e mesmo delegações estrangeiras poderão conhecer nos locais a cadeia produtiva da aquicultura, desde a produção de alevinos (filhotes de peixe) até o beneficiamento do pescado.

Peixe nacional

Com o slogan “Pescado, delícia com sabor de saúde”, a campanha da X Semana do Peixe também se volta para a valorização das espécies nativas ou cultivadas no País, como a tilápia, o pintado e tambaqui.

Atualmente o MPA implanta parques aquícolas em reservatórios públicos e no litoral. Apenas este ano foram lançados editais para aproveitamento aquícola nos estados de Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Recentemente, o Ministério da Pesca e Aquicultura divulgou uma relação de prefeituras – 27% das municipalidades do País – que estão aptas a participar de um programa de estímulo à aquicultura familiar em propriedades rurais.

Além destas medidas, o ministério realizou ações para reduzir a carga tributária do pescado, para aumentar o crédito no mercado através do Plano Safra e para desburocratizar a implantação de projetos no setor aquícola e pesqueiro.

04_09_13_destaque02_df_crivella_lanca_nacionalmente_semana_peixe003Moqueca de tilápia

Ao final da solenidade do lançamento nacional da X Semana do Peixe, a chef de cozinha maranhense Ada Silva, ensinou aos presentes a preparar uma saborosa moqueca de tilápia, utilizando ingredientes como coco de babaçu. Uma das dicas da cozinheira é que, por ser de mais fácil cozimento, a tilápia deve ser colocada na panela em não mais do que quatro camadas.

Após a apresentação, Ada Silva, que mora em Brasília há muitos anos, ofereceu a iguaria ao público, que não economizou elogios.

Marcaram presença no evento o superintendente da Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA), Marcelo Marinho, o presidente da Central de Abastecimento do Distrito Federal, Wilder Santos, o capitão de Portos de Brasília, Ronaldo Shara Júnior e o secretário de Agricultura do Distrito Federal Lúcio Valadão, o presidente da Associação Haja Peixe e gestor do Mercado do Peixe de Brasília, Franciso Baia. Também compareceram outras autoridades da capital federal e dos estados de Minas Gerais e de Goiás, além de lideranças do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), como a chefe de gabinete Margareth Cabral e o secretário de Monitoramento e Controle da pesca e Aquicultura, Américo Tunes.

Fonte e fotos: Ascom MPA

Edição: Helen Assumpção – Comunicação Nacional do PRB

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest