Crivella entrega títulos para a produção de pescados na hidrelétrica de Manso

26_11_13_destaque03_NOVO_crivella_dispara_em_pesquisa

Cuiabá (MT) – Pequenos agricultores, que desde a construção da Hidrelétrica de Manso, no Mato Grosso, esperavam a concessão de beneficios sociais e a oferta de alternativas de renda e cidadania, receberam na tarde de hoje, em Cuiabá, titulos que dão direito ao uso da água do reservatório para a criação de pescados. Os certificados, válidos por 20 anos, foram entregues pelo ministro da pesca e aquicultura, Marcelo Crivella e pelo governador do Estado Silval Barbosa.

A presidente da associação de psicultores, Maria Aparecida Andrade, classificou o momento como histórico para a comunidade. Os ribeirinhos se sentem excluídos desde a formação do lago da hidrelétrica. Eles não teriam participado em maior número da licitação não onerosa das águas porque não teriam conseguido toda a documentação necessária. “Recebemos os certificados com satisfação, porque lutamos desde 2005 e ainda não fomos atendidos pela barragem”, garantiu Maria. Ela pediu ao ministro que destinasse aos ribeirinhos as áress remanescentes de Manso.

Marcelo Crivella explicou que a capacidade da barragem para projetos de aquicultura é de 10 mil toneladas e que ainda há espaço para mais produtores, com prioridade para as comunidades ribeirinhas. Em Cuiabá foram entregues 47 lotes não onerosos e 22 onerosos – destinados ao empredariado. Essas áreas tem capacidade para produzir mais de 7,5 mil toneladas de pescado por ano.

“Vamos fazer de Manso um exemplo para o Brasil. Com esses títulos na mão os produtores podem buscar o crédito do Plano Safra e viabilizar a produção”, destacou. O ministro também falou aos produtores sobre a importância de planejar a produção e garantir a comercialização por meio de empresas e programas sociais, como os que garantem o peixe na alimentação escolar.

O governador matogrossense agradeceu o empenho do ministério na implantação dos parques aquícolas e na realização de um verdadeiro sonho dos pequenos produtores. “Esses produtores esperavam há muito tempo a legalização das áreas para terem uma alternativa de renda para a região”, comentou.

Fonte: MPA
*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest