Crivella entrega títulos para a produção de pescado no lago de Lajeado em Tocantins

31_10_13_destaque05_to_crivella_entrega_titulos_producao_pescado_lajeado001

Palmas (TO) – O lago da Hidrelétrica de Luis Eduardo Magalhães (Lajeado), em Tocantins, passou a contar, na terça-feira (29), com quase 250 áreas destinadas ao cultivo de pescados. Em solenidade no Palácio Araguaia, em Palmas, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), fez a entrega dos títulos de cessão de uso da água aos vencedores da licitação promovida para organizar e incentivar a produção no reservatório. A expectativa é produzir 22 mil toneladas de pescado – quase o dobro do que é cultivado atualmente no Estado.

Crivella ainda entregou a pescadores a nova carteira de Pescador Profissional.

O ministro disse estar satisfeito com o ambiente criado para a transformação dos parques aquícolas de Lajeado em realidade. Ele lembrou que o governador, José Wilson Siqueira Campos, percebeu a importância do projeto e envolveu toda a sua equipe para que o licenciamento ambiental e, depois, a licitação, fosse possível. “Hoje estamos aqui para acrescentar o peixe ao patrimônio do Tocantins”, comemorou Crivella.

31_10_13_destaque05_to_crivella_entrega_titulos_producao_pescado_lajeado002O ministro explicou que a aposta do governo do Estado e do Ministério da Pesca e Aquicultura deve transformar Tocantins em um exportador de pescado para os grandes centros do País e do mundo. “Tocantins não esta pensando só na sua gente. Está contribuindo para a segurança alimentar de todo o mundo”, destacou.

Crivella também falou da importância social do projeto, que surge como alternativa de renda para o pescador e voltou a criticar o uso político da carteira de pescador. Ele acredita que com o novo documento, que não precisa mais ser renovado, o uso político da carteira será inviabilizado. “Tiramos o anzol da boca do pescador. A carteirinha não é mais moeda de troca nas mãos de políticos interesseiros”, argumentou.

31_10_13_destaque05_to_crivella_entrega_titulos_producao_pescado_lajeado003Isenção

O governador do Tocantins, Siqueira Campos, disse que continuará apoiando os produtores nos parques de Lajeado. Ele garantiu ICMS zero para a venda de pescado no Estado e alíquota de apenas 3% para as vendas para outros estados. Bastante emocionado, o governador disse estar confiante quanto ao resultado econômico e social do projeto. Ele comparou o momento atual da produção de pescado à luta pela transformação do Norte de Goiás em Estado. “No passado nosso Estado era visto como o corredor da miséria. Éramos chamador até de indolentes, mas aos poucos estamos vencendo todas as dificuldades”, comentou.

Fonte e fotos: Ascom MPA

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest