Crivella debate terminais pesqueiros e entrega carteiras de pescador na cidade do Rio de Janeiro

08_11_13_destaque05_rj_crivella_terminais_pesqueiros_aquicultura

 

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), abre hoje, sexta-feira (8), na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o seminário internacional “Programa de Modernização dos Terminais Públicos Pesqueiros e Aquicultura”, promovido pela GEHR Internacional e pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE). A iniciativa visa aproximar empresas e academia em benefício do desenvolvimento da infraestrutura da pesca e da aquicultura do Brasil. A solenidade, com a presença do ministro, está marcada para às 9 horas.

Crivella permanecerá no Rio de Janeiro e no sábado entregará a nova Carteira Nacional de Pescador Profissional para trabalhadores da região metropolitana na Colônia de Pescadores da praia de Copacabana (Z-13 Posto 6), às 11 horas. A substituição do documento antigo pelo novo faz parte do esforço do Ministério da Pesca e Aquicultura para valorizar o verdadeiro pescador e coibir fraudes contra o Seguro Defeso.

Ao mesmo tempo em que trata de ordenar a pesca e oferecer cidadania ao pescador, o Ministério mantém uma política forte de infraestrutura, onde estão inseridos os Terminais Pesqueiros Públicos (TPPs) e os Centros Integrados de Pesca e Aquicultura (CIPAR). O Estado do Rio de Janeiro ganhará, em breve, o seu Cipar, construído em Niterói e em fase final de estruturação. O MPA vem discutindo com o setor formas de melhor gerenciar os terminais e fazer com que eles atendam as necessidades da pesca e da aquicultura, em especial dos pequenos pescadores, que sofrem com a falta de um local adequado para descarregar o pescado. “O pescador artesanal é a ponta mais frágil da cadeia produtiva. Quando sai para pescar paga o preço de mercado pelo gelo e pelo combustível. Quando retorna e não possui infraestrutura, entrega o pescado pelo preço que encontrar, para não perdê-lo”, argumenta Crivella.

O seminário no Rio de Janeiro busca incrementar a interação entre empresas e institutos de pesquisa, com o objetivo final de identificar iniciativas relevantes, práticas de comprovado sucesso e atores que possam contribuir de modo significativo para a consecução dos objetivos previstos na Lei nº 11.959, de 29 de junho de 2009, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca e o Decreto 5.231 de 2004, que dispõe sobre os princípios e regras a serem observados pela administração pública federal na criação, organização e exploração de Terminais Pesqueiros Públicos.

Serviço

Hoje – Dia – 8/11/2013, a partir das 9 horas

Seminário “Programa de Modernização dos Terminais Públicos Pesqueiros e Aquicultura”

Local – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Av. Horácio Macedo, 2030, Auditório do Centro de Tecnologia no Bloco “G”, sala 122, Cidade Universitária – Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ

Amanhã – Dia – 9/11/2013 a partir das 11 horas

Entrega da Carteira Nacional de Pescador

Local – Posto 6 – Colônia Z-13 – Praia de Copacabana – Rio de Janeiro – RJ

Fonte e foto: Ascom MPA

 

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest