Crivella anuncia que 10ª Semana do Peixe acontecerá em setembro

Comissão Organizadora marcou para o dia primeiro o início da campanha

Publicado em 14/8/2013 - 00:00

14_08_13_destaque05_rj_semana_do_peixe_acontecerá_em_setembro
O ministério, liderado por Marcelo Crivella (PRB), tem como foco o apoio ao consumo de espécies produzidas no Brasil, como é o caso do tambaqui

Brasília (DF) – O governo federal lança no próximo dia 1º de setembro a 10ª edição da Semana do Peixe. A data foi definida pela Comissão Organizadora do Ministério da Pesca e Aquicultura, que deu início às negociações com empresários do setor para o incremento da oferta e redução dos preços em supermercados e feiras livres. Em todos os Estados, as superintendências federais de pesca e aquicultura estarão promovendo eventos de incentivo ao consumo e divulgação dos benefícios do pescado à saúde humana. O ministério, liderado por Marcelo Crivella (PRB), tem como foco o apoio ao consumo de espécies produzidas no Brasil, como é o caso do tambaqui, que já apresenta uma supersafra, este ano, no Estado de Rondônia.

A Semana do Peixe teve início em 2003, com a criação da Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca da Presidência da República, órgão que precedeu a fundação do Ministério. Incentivou a consolidação das peixarias nas grandes redes de supermercados e abriu caminho para uma série de cursos de capacitação oferecidos aos profissionais do setor, com o objetivo de ofertar um pescado de melhor qualidade ao consumidor. Em média, nos últimos anos, vem conseguindo incrementos nas vendas na casa de 30% e reduções de preços que beiram os 20% no período. O trabalho, associado ao desenvolvido durante a Semana Santa, ampliou o conhecimento da população sobre os benefícios do pescado à Saúde e sobre a escolha do pescado de qualidade. Ao lado das políticas do governo federal para o setor, contribuiu para o crescimento do consumo médio de pescado no Brasil, que ultrapassou a casa de 8 quilos por habitante ao ano – não chegava a 7 quilos por habitante ao ano, em 2002.

“Aos poucos o brasileiro está despertando para essa proteína que é nobre e descobrindo a importância do pescado para a saúde. Nós já incrementamos o consumo e acreditamos que podemos ir ainda mais longe, aproveitando o potencial produtivo do nosso país e transformando-o num importante produtor mundial”, destacou o ministro Marcelo Crivella. Ele participará da abertura da Semana do Peixe, em setembro, no Rio de Janeiro.

Fonte e foto: Ascom – MPA

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend