Crise da Polícia Federal será tema de debate na Câmara

Otoniel Lima propõe audiência pública com especialistas para amanhã (05)

Publicado em 4/12/2013 - 00:00

04_12_13_destaque02_sp_Crise_Polícia_Federal_tema_debate_camara001
A iniciativa para realização do evento foi do presidente da Frente, deputado federal Otoniel Lima (PRB-SP)

Brasília (DF) – Os altos índices de suicídio de policiais federais, as evasões e a crise no atual modelo de Segurança Pública do país serão discutidos no 1º Seminário da Frente Parlamentar de Apoio à Reestruturação da Polícia Federal, que acontecerá amanhã, quinta-feira (5), no plenário 06 da Câmara dos Deputados. A iniciativa para realização do evento foi do presidente da Frente, deputado federal Otoniel Lima (PRB-SP).

Segundo Otoniel, os principais problemas da corporação devem ser amplamente debatidos pelos especialistas. “Queremos conhecer de perto a real situação desses policiais e os motivos que os levam a deixar a instituição e até mesmo ao suicídio. Só assim, conseguiremos evitar novas ocorrências. Escreveremos, ao final, uma carta aberta ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, solicitando explicações sobre os problemas da Instituição”, adiantou.

Estudo divulgado pela Federação Nacional da Polícia Federal (Fenapef) aponta que, anualmente, 100 policiais abandonam a instituição. Para o deputado, o número é alto e leva a um déficit permanente de efetivo.

Foram convidados: a pesquisadora, Doutora em psicologia pela UNB, Ana Magnólia; a pesquisadora da Universidade de Brasília, Fernanda Duarte; a representante da Associação Brasileira de Psiquiatria-ABP Brasil, Dra. Alexandrina Maria Augusta da Silva Meleiro; o professor de Psiquiatria da Faciplac e médico legista do IML, Malthus Fonseca Galvão; o coordenador da Comissão de Combate ao Assédio Moral SINJUS-SERJUSMIG, Arthur Lobato; o professor de Ciência Criminal da Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo, o policial federal, Renato Deslandes Figueiredo; o consultor da Câmara, Sérgio Senna; e o técnico em Assuntos Educacionais da Polícia Federal, Eduardo Schneider.

Fonte: Ascom – deputado federal Otoniel Lima
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend