Corinthianos detidos: grupo anuncia retorno à Bolívia

08_05_13_destaque01_corinthianos_detidos_capa

Brasília (DF) – O Grupo de Trabalho criado para acompanhar a situação dos doze torcedores brasileiros que estão detidos na Bolívia se reuniu nesta terça-feira (07/05) na Câmara dos Deputados. Na pauta, os avanços ocorridos no andamento do processo e o possível retorno da comitiva brasileira à Bolívia, nos próximos dias, juntamente com o Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo. A reunião contou com a presença do Ministro Conselheiro da Embaixada Brasileira na Bolívia, Eduardo Saboya.

De acordo com o coordenador do GT, deputado federal Vitor Paulo (PRB/RJ), a intenção do retorno ao país vizinho visa buscar novas informações sobre o andamento das investigações, bem como, ter acesso às conclusões do procurador boliviano que esteve no Brasil colhendo depoimentos do menor. “A expectativa é que os torcedores consigam habeas corpus em breve – já que o promotor boliviano esteve no Brasil e tomou o depoimento do adolescente que admitiu ter disparado o sinalizador”, destacou Vitor Paulo.

Segundo Vitor Paulo, há três novos elementos a serem incluídos no processo analisado pela justiça boliviana que certamente ajudará a conclusão do inquérito. “O primeiro é a vinda do promotor boliviano que considerou o depoimento do jovem brasileiro e vinculou a oitiva ao processo na qual confessa o disparo. O segundo, a reconstituição feita no estádio e, por fim, a fita de vídeo da emissora de televisão que tem gravado o momento do ato em que o jovem dispara o artefato”, explicou.

08_05_13_destaque01_corinthianos_detidos_internaO parlamentar republicano esclareceu que com esses três elementos a situação dos doze brasileiros tende a melhorar. “Até agora a justiça boliviana considerava dez brasileiros cúmplices e dois homicidas. Com o depoimento do jovem que assume sozinho o delito, os doze passam a ser cúmplices e será mais fácil provar a inocência daqueles que, inclusive, não estavam no estádio”, acrescenta Vitor Paulo.

Também estiveram presentes ao encontro representantes do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Secretaria de Direitos Humanos.

 

Texto: Mônica Donato (Ass. Lid. PRB) / Laize Andrade (Ass. Dep. Vitor Paulo)

Fotos: Douglas Gomes

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest