Coordenador do PRB Saúde debate acessibilidade

08_05_13_militancias_sp_coordenador_do_prb_saude_debate_acessibilidade

São Paulo (SP) – Mobilidade, acessibilidade e deficiência são temas tratados com especial atenção pelo PRB. O coordenador nacional do PRB Saúde, Paulo André, esteve recentemente com a deputada federal Mara Gabrilli (SP) e o vereador de Araçoaba da Serra (SP), Leandro Portela, ambos cadeirantes e que vivem ‘na pele’ diariamente as mesmas dificuldades enfrentadas por milhares de brasileiros todos os dias.

Segundo Paulo André, há muito que ser feito, mas é preciso, principalmente, levar esclarecimentos à população brasileira acerca das limitações dos cadeirantes e de todos os tipos de deficiência, incluída aí a obesidade, em que inúmeras pessoas são constrangidas por não encontrar, por exemplo, assentos especiais em aviões ou mesmo em ônibus coletivos, que até o final de 2014, devem estar com suas frotas totalmente adaptadas. “É preciso criar programas para mobilidade nas cidades, como também grupos técnicos e práticos onde se tenha a interface com a educação, segurança e transporte”, defende Paulo André ao exemplificar que o transporte do deficiente se faz necessário para que ele possa realizar inclusive as sessões de fisioterapia em clínicas ou hospitais. “Infelizmente o programa existe em alguns municípios, mas não contempla a todos”, lamentou.

Saiba mais

Uma lei federal aprovada em 2004 obriga as empresas de ônibus de todo o país a adaptar 100% da frota em um prazo máximo de 10 anos, ou seja, até 2014. De acordo com o decreto 5296/2004, a adaptação deve seguir padrões especificados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Por conta da ausência de veículos adaptados, muitos usuários deficientes acabam se afastando do transporte público. Além disso, é necessário também o preparo dos profissionais do transporte coletivo, com noções de cidadania, para lidar com essa importante parcela da população.

Por Helen Assumpção – Comunicação PRB Nacional

Com informações e foto do PRB Saúde Nacional

 

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest