Comissão aprova projeto que concede auxílio a pescadores no período defeso

21_08_13_destaque03_ma_deputado_defende_autonomia_ministerio_da_pesca001

 

Abraçado e cumprimentado por dezenas de pescadores, o deputado federal Cleber Verde (PRB-MA) viveu mais um dos momentos especiais de sua carreira parlamentar ao ter aprovado, pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, seu projeto de lei 1088/2011 que concede aos armadores de pesca o beneficio de ajuda de custo para a manutenção da embarcação durante o período do defeso. “Foi mais um passo rumo à conquista definitiva desse direito e no estimulo à pesca não predatória em nosso País”, analisou o parlamentar republicano que acrescentou: “Agora temos que continuar mobilizados para que o projeto seja aprovado rapidamente na última comissão, a de Constituição e Justiça”.

Desde o começo da reunião da comissão, o clima era de otimismo. Representantes de associações de pescadores acompanhavam cada discurso de apoio à aprovação do parecer favorável ao projeto com aplausos e gritos de estimulo. A confiança se transformou em comemoração na hora em que Cleber Verde usou o microfone. “Além de prestar uma ajuda que pode garantir a sobrevivência de milhares de famílias, essa proposta ainda tem um importante impacto na preservação de espécies, já que os pescadores serão estimulados a não pescar no defeso porque estarão protegidos pelo estado. Creio que isso é pensar no meio ambiente, sem esquecer que o homem também faz parte dele”, discursou, arrancando aplauso de outros colegas parlamentares.

Pela proposta, a ajuda de custo será concedida somente aos armadores de pesca cadastrados na SEAP e proprietários de no máximo duas embarcações devidamente autorizadas para a pesca. Ela será fornecida em número igual ao do período do defeso da atividade. Para receber o beneficio, o armador deverá ainda apresentar certidão de “nada consta” emitida pelo Ibama, mostrando que não infringiu a legislação ambiental em vigor.

Cleber Verde lembrou que apesar das dificuldades pelas quais passa o setor, com baixa produtividade e com preços baixos em vários produtos, há sinais positivos de retomada. “Muitos deles provocados pela maneira com que o Ministério da Pesca está sendo conduzido pelo nosso ministro Crivella. Esse projeto, quando transformado em lei, será mais um alicerce na construção de um novo tempo para a pesca no Brasil. Com respeito e investimento  no setor, e qualidade e quantidade no produto” previu Cleber Verde. O projeto agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça, último estágio em sua trajetória na Câmara.

Por Paulo Gusmão

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o emailpautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest