Carlos Gomes homenageia os 50 anos de fundação do IPUC

09_10_13_atuacao01_carlos_gomes_homenageia_fundacao_ipuc

Instituição é exemplo no ensino do Estado do Rio Grande do Sul

 

Rio Grande do Sul (RS)– Nesta terça-feira (8), o deputado estadual Carlos Gomes (PRB)homenageou os 50 anos do Instituto Pró-Universidade Canoense, o IPUC, localizado na cidade gaúcha de Canoas. O parlamentar destacou a importância das instituições de ensino e seu papel na formação de profissionais.

O IPUC é uma entidade privada mantida pela Associação Pró-Universidade Canoense-APUC, criada em 16 de outubro de 1963. Segundo Carlos Gomes, o nascimento dessa escola é um marco no ensino do Estado do Rio Grande do Sul. O IPUC foi fundado pelo professor e ex-deputado Francisco Dequi e, inicialmente, se chamava Curso de Madureza Rui Barbosa. Na época, a escola trabalhava somente para preparar jovens maiores de 16 anos que desejavam concluir o ensino fundamental e médio através de testes chamados exames de madureza. Quando a sede foi transferida para a Guilherme Schell, em 1971, passou a ser conhecida como IPUC.

Em 1988, o curso de Auxiliar de Enfermagem marcou o início da formação profissional na escola. Hoje, o local oferece cursos técnicos, incluindo enfermagem e outros da área da saúde. Anos depois, em 1996, foram incorporados o Ensino Fundamental e Ensino Médio no IPUC. No ano seguinte, oferecia cursos de prótese odontológica, enfermagem, segurança do trabalho e informática, ainda em pleno funcionamento. Em 2000, foi integrado o curso de Radiologia Médica, primeiro a fazer parte da Faculdade de Tecnologia IPUC – FATIPUC. Além disso, a instituição compreende Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, graduação de licenciatura em Letras, curso de especialização lato sensu em Neopedagogia da Gramática, em nível de pós-graduação.

Hoje, 1.837 alunos estão matriculados na instituição, que inclui também os cursos de Administração; Meio Ambiente; técnico em Comunicação Empresarial e técnico em Higiene Dental. Na educação à distância, o IPUC tem 1.200 alunos no Estado. “Para cumprir a demanda dos setores produtivos e de serviços, aposta em currículos atualizados e quadro docente de excelência” disse o parlamentar. A equipe da escola conta com 195 professores e 46 funcionários.

O deputado Carlos Gomes, que concluiu o Ensino Médio no IPUC, destacou a relevância da instituição para toda a comunidade canoense. Em reconhecimento ao seu trabalho como reitor, Francisco Dequi recebeu da Assembleia a Medalha da 53ª Legislatura.

Manifestaram-se em apartes, em nome de suas bancadas, os deputados Miki Breier (PSB), Ernani Polo (PP), Raul Carrion (PCdoB), Zilá Breitenbach (PSDB), Nelsinho Metalúrgico (PT), Jurandir Maciel (PTB) e Gerson Burmann (PDT).

Texto e foto: Ascom deputado estadual Carlos Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest