Cabo Frio recebe a Semana do Peixe

marcelo-crivella-prb-cabo-frio-recebe-semana-do-peixe-foto-ascom-04-09-13

“A Semana do Peixe visa trazer ao povo brasileiro boas notícias”, disse Crivella.

 

Cabo Frio (RJ) – O lançamento da Campanha Semana do Peixe ocorreu neste sábado (31), em Cabo Frio e contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB-RJ). Entre as autoridades presentes estava o senador Eduardo Lopes (PRB); o vereador Dayvison Miranda (PRB-RJ); o secretário da Pesca de Campos dos Goytacazes, Vieira Reis (PRB); além de representantes das colônias de pescadores. O evento que completa este ano dez anos segue até o dia 15 de setembro com o objetivo de aumentar o consumo de pescado nacional e reduzir o preço.

“A Semana do Peixe visa trazer ao povo brasileiro boas notícias. O Brasil está produzindo cada vez mais pescado. Durante a Semana, o consumo aumenta. Então, o pescador e o supermercado podem vender o peixe mais barato”, disse o ministro Marcelo Crivella.

No ano passado, durante o evento o consumo aumentou 20% e o preço baixou 24%. Este ano, a expectativa é de que o consumo chegue a 30% no mesmo período. A iniciativa é positiva para a saúde dos brasileiros.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que as pessoas devam consumir pelo menos 12 kg de pescado por ano.  Entretanto, no Brasil a média atual é de 9kg por habitante/ano. A previsão do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) é de que essa meta seja alcançada até o final de 2015.

Durante a abertura da Semana do Peixe, o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa ressaltou que o município é o terceiro maior produtor de pescado do estado do Rio de Janeiro. Cabo Frio conta hoje com uma produção estimada em 17 mil toneladas/ano. A programação na cidade contará ainda com várias atividades dentre elas, um circuito gastronômico, em nove restaurantes. Cada um deles elaborou um prato especial para a ocasião.

Em seu discurso, o ministro fez um apelo para que os brasileiros estimulem as crianças a comerem mais peixe e manterem esse bom hábito. Crivella pediu também para que as indústrias comprem a sardinha pescada em Angra dos Reis e no litoral de Santa Catarina.

“Este ano tivemos uma pesca recorde de sardinha no Brasil, mais de cem mil toneladas. Se as empresas não apoiarem o pescador e comprarem essa sardinha ano que vem nós vamos suspender a importação com imposto reduzido”, afirmou o ministro.

A Campanha promoverá em todo Brasil cursos, palestras, seminários, campeonatos, promoções em supermercados, distribuição em caminhões-feira e povoamento de alevinos (filhotes de peixe) em açudes e represas.

 

Edição de abertura: Jamile Reis
Fonte e fotos: Ascom – MPA

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest