Bulhões defende educação sem “lavagem cerebral”

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BRASÍLIA (DF) – Em discurso proferido na Câmara dos Deputados, o líder republicano, Antônio Bulhões, chamou a atenção para a queda da qualidade de ensino no País, com reflexos na atual posição do ranking da educação da Unesco, onde o Brasil ocupava a 88ª posição entre 127 países. “A pedagogia aqui atualizada não funciona em termos absolutos e em termos relativos ainda se percebe um retrocesso”, destacou o parlamentar, lembrando que o País tem sofrido sucessivas quedas no mesmo ranking.

“Todos dizem que o Brasil só se tornará livre das travas do subdesenvolvimento econômico quando tiver um povo educado. Entretanto, já ficou comprovado que o desenvolvimento econômico não traz necessariamente desenvolvimento ético”, chamou a atenção Bulhões, alertando que a dicotomia entre a educação visando o controle do cidadão pelo Estado, propugnada por Platão; e a voltada para felicidade do ser humano, defendida por Aristóteles, ainda é ativa, 2,5 mil anos depois da morte dos dois pensadores.

Bulhões alertou para a denúncia feita por pedagogos, como a professora Olga Pombo, da Universidade de Lisboa, de que a escola estaria sendo utilizada hoje para tomar conta dos filhos. “A escola era um lugar de instrução, mas as crianças eram educadas pelas famílias. Confundir ensino com educação é perigoso. Ensinar é transmitir conhecimentos. Educar é incutir valores, que muitas vezes são passados nos bancos escolares de forma totalmente antagônica com o que quer, espera e deseja a família.”

O líder do PRB lembrou que o controle das almas dos filhos, fruto da educação platônica, é impedido pelo Pacto de São José da Costa Rica, do qual o Brasil é signatário. “De acordo com esse pacto, os pais, ou, quando for o caso, os tutores, têm o direito a que seus filhos e pupilos recebam educação religiosa e moral que esteja de acordo com suas próprias convicções”, destacou Bulhões.

“O grande valor que o professor tem a ensinar na escola é o valor do conhecimento. Ele tem que abrir as mentes e não doutriná-las. Mas, isso até poderia ser tolerado se a qualidade da educação brasileira figurasse entre as melhores do mundo. Mas é exatamente o contrário do que ocorre”, advertiu o deputado.

 

Por Paulo Gusmão

Foto: Douglas Gomes

 

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