Brasília comemora Dia Mundial de Combate à Osteoporose

24_10_12_destaque01_df_brasilia_comemora_dia_mundial_osteoporose002

Ricardo Quirino apoia movimento que informa população idosa dos cuidados com a saúde dos ossos

Brasília (DF) –Com o slogan “Ame seus ossos”, cerca de 700 idosos compareceram ao Ginásio Nilson Nelson para comemorar o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, em Brasília. O Secretário do Idoso, Ricardo Quirino (PRB), aprovou a iniciativa de levar informações à sociedade de como combater a doença e de nutrição. Diversas atrações foram realizadas como Dança Sênior, Tai Chi Chuan e Capoterapia, por exemplo. O encontro foi organizado pela Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde, no último sábado (20).

“O idoso é prioridade para nós. Trabalhamos para que o idoso tenha uma melhor qualidade de vida e se sinta valorizado”, reforça Quirino. No evento, várias pessoas puderam compartilhar experiências. A participante Rita Clara Sampaio Souza, 56 anos, descobriu que tinha a doença há seis meses. Segundo ela, foi o exame de densitometria óssea que permitiu avaliar o estágio da doença para dar início ao tratamento. “Faço uma dieta rica em cálcio, me alimento de bastante verdura e legumes, consumo carne branca e evito carne vermelha. O médico me pediu pra não consumir cafeína e nem refrigerante do tipo cola”, compartilha Rita.

24_10_12_destaque01_df_brasilia_comemora_dia_mundial_osteoporose003De acordo com a coordenadora do Programa de Prevenção à Osteoporose da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Dra. Helenice Gonçalves, a osteoporose deve ser prevenida com mais antecedência, pois se trata de uma doença crônica causada pela diminuição de cálcio nos ossos, tornando-os enfraquecidos e predispostos a fraturas.

“A prevenção à doença deve ser iniciada ainda na infância. Nessa fase, a pessoa ganha estatura, fortifica o esqueleto e adquire massa óssea necessária”, explica. Segundo ela, a ocorrência é maior no sexo feminino, os homens também podem ter a doença, que se torna mais frequente com o envelhecimento. “Por isso, é importante que a pessoa pratique pelo menos atividade física quatro vezes por semana, evite consumir café em excesso, consuma bastante alimento rico em cálcio e se exponha ao sol pelo menos 10 minutos por dia”, finaliza a coordenadora.

Por Jamile Reis

Fonte e fotos: Ascom SEI

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest