Bancada do PRB assina requerimento para criação de CPMI da Petrobras

Segundo o líder do PRB, objetivo é averiguar fatos relacionados à aquisição da Refinaria de Pesadena

Publicado em 3/4/2014 - 00:00

Bancada do PRB
Bancada do PRB na Câmara dos Deputados

Brasília (DF) –  Os deputados republicanos assinaram o requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a investigar as denúncias de prática de corrupção na Petrobras. Segundo o líder do PRB, deputado George Hilton (MG), o objetivo da CPMI é averiguar fatos relacionados à aquisição da Refinaria de Pesadena, no Texas (EUA); as atividades da Petrobras e do Porto de Suape, para viabilizar a construção e a operação da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco; além da manutenção e operação de trens, metrôs e sistemas auxiliares, em SP e no DF, que envolvem as empresas referidas no acordo firmado pela Siemens.

“Se vai investigar o mau uso do dinheiro público em contratos da Petrobras que se faça também por todo o período em que as suspeitas estão sendo ventiladas. O PRB é a favor de que a investigação seja conduzida com total transparência. Sabemos que não compete a nós parlamentares condenar ou punir ninguém, mas como representantes do povo não podemos deixar de apoiar essa investigação”, afirmou o deputado George Hilton ao assinar o requerimento para criação da CPMI.

O deputado Márcio Marinho (BA) afirmou que como republicano não pode compactuar com nenhum tipo de irregularidade envolvendo o erário. “Estamos antenados com os anseios da população, que, inclusive, já está nos cobrando respostas imediatas para esclarecer essas denúncias de irregularidades. A CPMI é o instrumento certo e a bancada do PRB cumpre seu papel ao assinar o documento”, disse Marinho.

Na avaliação do deputado Jhonatan de Jesus (RR), o PRB tem como princípio uma bandeira de lealdade, que surgiu na sua criação com o respeitado vice-presidente da República, José Alencar. “Acreditamos que a ampliação dos assuntos a serem investigados nessa CPMI aumentará a capacidade do Parlamento de descobrir os verdadeiros culpados”, explicou.

Já o deputado Antonio Bulhões (SP) lembrou que as empresas já estão realizando auditorias internas, mas isso não impede o Congresso de fazer uma investigação imparcial e completa. “Não podemos abrir mão de nossa prerrogativa parlamentar de investigar, de forma apurada e isenta, para chegarmos aos verdadeiros culpados e prestar contas à sociedade”.

Segundo Otoniel Lima (SP), a decisão da bancada do PRB de assinar coletivamente o requerimento mostra o jeito republicano de atuar. “Muitos assinaram e retiraram as assinaturas posteriormente. Isso não aconteceu com o PRB. O nosso líder acerta ao reunir a bancada que decide, coletivamente, nossa obrigação de investigar os fatos”.

César Halum (TO) disse que foi motivado a entrar no Partido Republicano Brasileiro pela história limpa e ilibada do partido. “O PRB nunca sofreu uma desonra desde sua fundação. A honestidade e a lealdade tem sido a base da gestão republicana. O exemplo melhor é o do Ministério da Pesca, que é o único órgão do governo que não teve sequer uma suspeita de corrupção”, finalizou o deputado.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend