Baixada Santista vai receber 50 bilhões do PAC

Deputado Beto Mansur reuniu prefeitos da região e conseguiu recursos do Governo Federal

Publicado em 24/10/2013 - 00:00

24_10_13_destaque01_sp_baixada_santista_vai_receber_50_bilhoes_do_pac
“Somos o principal destino turístico de São Paulo e temos o maior porto do Brasil. A Baixada tem características próprias que justificam esses investimentos”, disse Beto Mansur

Brasília (DF) – A Baixada Santista recebeu na manhã de hoje (22) uma notícia que vai ajudar a tirar do papel obras fundamentais para a nossa população: a região foi incluída no Pacto da Mobilidade Urbana do PAC 2, que terá R$ 50 bilhões para investimentos em todo o Brasil. A vitória se deu graças a uma iniciativa do deputado federal Beto Mansur (PRB-SP), que no último dia 2 reuniu os prefeitos dos nove municípios da região em um encontro com o vice-presidente da República, Michel Temer.

No encontro, a comissão reivindicou em documento assinado por todos a inclusão da Baixada no PAC 50 bilhões, que originalmente é voltado somente para municípios com mais de 700 mil habitantes. “Somos o principal destino turístico de São Paulo e temos o maior porto do Brasil. A Baixada tem características próprias que justificam esses investimentos”, disse Beto, na ocasião.

Na manhã de hoje, Temer reuniu os ministros das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e do Planejamento, Miriam Belchior, para anunciar a entrada da Baixada no PAC. “Levei o pedido do deputado Beto Mansur e dos prefeitos à presidente Dilma e ela prontamente definiu que a Baixada Santista deve receber verbas do PAC 50 bilhões”, revelou o vice-presidente.

Após o anúncio de Temer, Beto destacou que a união dos prefeitos foi determinante para atingir o objetivo. “Mostramos força política e união para apresentar as nossas razões. Foi um verdadeiro gol de placa”.

A ministra Miriam Belchior lembrou que os prefeitos agora devem definir os projetos mais importantes para a região, que serão repassados aos técnicos do Governo Federal. “A prioridade é atender projetos estruturantes que beneficiem a Baixada como um todo”.

“Os prefeitos agora vão se reunir para definir entre eles quais serão os projetos apresentados para receber recursos do PAC 50 bilhões”, destacou Beto Mansur, lembrando que esse novo encontro será realizado na próxima sexta-feira, na Agência Metropolitana da Baixada Santista.

O ministro Aguinaldo Ribeiro disse que as prefeituras poderão apresentar projetos metropolitanos e locais, realizados dentro das cidades. “A Baixada Santista é uma região estratégica e precisamos olhar com muito carinho para que possamos vencer os desafios, que são também desafios de crescimento para o próprio País”.

Mansur ainda destacou que os recursos serão 50% do Governo Federal, a fundo perdido, e 50% de financiamento dos municípios. “Mas cada caso será estudado de maneira separada e, caso o município não tenha capacidade financeira de pleitear esse financiamento, esses índices podem ser alterados”.

Posteriormente, a comitiva da Baixada participou de uma nova reunião, com o corpo técnico dos Ministérios das Cidades e do Planejamento, para iniciar as tratativas sobre as propostas.

Os prefeitos Paulo Alexandre Barbosa, de Santos, e Luis Cláudio Bili, de São Vicente, destacaram a construção do túnel Zona Leste/Zona Noroeste, em Santos, para desafogar o trânsito nas duas cidades. Paulo Alexandre ainda citou a complementação do projeto do teleférico, interligando os morros santistas ao Centro, pela Estação Valongo, e à Zona Noroeste, pela Caneleira.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, lembrou a necessidade da implantação do projeto completo do VLT, partindo de Peruíbe, como uma importante obra metropolitana. Todas as propostas serão apresentadas ao Ministério das Cidades em 15 dias.

Também participaram do encontro os prefeitos Mauro Orlandini (Bertioga), Márcia Rosa (Cubatão), Maria Antonieta (Guarujá), Marco Aurélio Gomes (Itanhaém), Ana Preto (Peruíbe) e o vice-prefeito de Mongaguá, Márcio Cabeça, além do vereador santista Antônio Carlos Banha Joaquim.

Aeroporto

O deputado federal Beto Mansur e a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, também receberam do vice-presidente Michel Temer uma notícia aguardada havia anos pela população da Baixada.

No dia 15 de novembro, deverá ser  assinada a outorga que permite a instalação do aeroporto metropolitano da Baixada Santista na Base Aérea, em Guarujá.

“Batalhamos há muito tempo por esse aeroporto e agora vamos tirar do papel esse projeto importantíssimo para a Baixada”, destacou Mansur. “É mais uma vitória que conseguimos com o apoio do nosso deputado”, completou Maria Antonieta.

Texto: Ascom – deputado federal Beto Mansur
Foto: Ascom – vice-presidência da República

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend