Autonomia dos Peritos Criminais: Maioria dos especialistas são favoráveis

Autonomia-dos-Peritos-Criminais-maioria-dos-especialistas-sao-favoraveis-18-06-14

Otoniel Lima coordena debate na Câmara dos Deputados

 

O deputado republicano Otoniel Lima (PRB/SP) coordenou a última audiência pública realizada pela Comissão Especial destinada a proferir parecer à PEC 325/2009, que dispõe sobre a Perícia Oficial de Natureza Criminal. O debate realizado na Câmara dos Deputados, na última semana, contou com a participação de pesquisadores, associações e conselhos de todo o Brasil. A maioria dos convidados defenderam a autonomia dos peritos criminais.

O pesquisador do Departamento de Sociologia e do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Michel Misse, coordenou a primeira pesquisa empírica sobre o inquérito policial no Brasil. Segundo ele, a perícia criminal pode apresentar um caráter ambíguo, pois envolve tanto a parte técnica como a formação da culpa (indiciamento). “Em outros países, o inquérito policial é fase preliminar. A perícia no Brasil é coadjuvante, está subordinada à autoridade do delegado e mal funciona para a formação da materialidade. Como resultado, tem-se um inquérito baseado nas oitivas e no poder do delegado”, afirmou ao defender a autonomia da perícia criminal.

Carlos Cesar Saraiva, presidente do Conselho Nacional dos Diretores de Órgãos de Identificação (CONADI), defendeu a valorização dos papiloscopistas. “Mesmo com a implementação de sistema de identificação avançado, o papel do técnico tem sido indispensável para a emissão dos laudos de falsidade. Esse profissional é especialista na identificação e precisa ser valorizado, o que não tem ocorrido”, criticou.

A presidente da Associação dos Peritos Oficiais do Estado do Rio de Janeiro (APERJ), Denise Gonçalves, apresentou os problemas que o órgão tem enfrentado, como insuficiência de pessoal, estrutura inadequada, total sucateamento, condições insalubres de trabalho, elevada evasão de pessoal, dificuldades para fazer pesquisas e descaso. “A falta de autonomia faz com que as decisões fiquem fora do alcance dos peritos, impossibilitando-os de gerir os seus trabalhos. Eles sofrem ingerência, pressão de outras autoridades e ainda são cobrados pelo cumprimento dos prazos sendo alvos de processos na Corregedoria do órgão”, argumentou ao defender a autonomia funcional, técnica e administrativa da perícia criminal.

Antônio Carlos de Macedo Chaves, presidente da Associação dos Peritos em Criminalística do Estado de Goiás (ASPEC), expôs a experiência positiva do Estado de Goiás com a parcial autonomia da perícia criminal, relatando os resultados, como laudo pericial indiscutível e a emissão de sentenças tendo aquele como base.

Já o representante da Federação Interestadual dos Trabalhadores Policiais Civis (FEIPOL), Luciano Marinho de Morais, discordou das informações apresentadas e disse que a autonomia da perícia criminal trará direitos e deveres que, na forma como apresentada, será nociva à sociedade. Ele acredita que haverá uma fragmentação do órgão policial ao invés de fortalecê-lo. “O policial precisa mudar sua conduta, em todos os cargos, para que não haja o envergonhamento da instituição”, ponderou.

O deputado Otoniel considerou o debate esclarecedor e bastante produtivo. “Em quase todos as audiências públicas, a maioria dos especialistas defenderam a autonomia dos peritos criminais. A Comissão cumpre seu papel ao trazer representantes de vários órgãos para ouvir os prós e os contras. Esse tipo de debate enriquece o relatório final”, avaliou o republicano.

Por Mônica Donato – Ascom Liderança do PRB na Câmmara dos Deputados – Com informações de Flávia Tavares

Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest