Audiência pública para produção brasileira de cacau

 marcio-marinho-bahia-prb

 

Brasília (DF) – O deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA) apresentou requerimento para realização de audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) com o objetivo de esclarecer questões relativas à produção brasileira de cacau e suas consequências para a economia e o produtor rural.

Segundo o parlamentar, a produção do fruto no Brasil vem sofrendo drástica redução após a chegada da praga “Vassoura de Bruxa” que tem atingindo áreas produtivas do Estado da Bahia. “Com o aumento da demanda, tanto interna quanto externa, e baixa produtividade, tem-se recorrido a frequentes importações da castanha do cacau por meio do sistema drawback. Esse fato, além de contribuir para o aumento do desemprego no campo, também põe em risco a nossa lavoura cacaueira, que pode ser contaminada com pragas vindas em carregamento de outros países”, explicou.

O deputado também considera importante a discussão dos aspectos relativos à capacidade de armazenagem e a inclusão do cacau na política de preços mínimos do governo federal.

Para o debate foram convidados: o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Ênio Antônio Marques Pereira; o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do MAPA, Cósam de Carvalho Coutinho; o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau, do MAPA, Sr. Durval Libanio Netto Mello; o secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Salles; representantes da EMBRAPA/Cacau; o superintendente da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, Juvenal Maynart Cunha, o presidente da Comissão Nacional de Fruticultura, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Carlos Prado e o presidente da Associação dos Produtores de Cacau do Estado da Bahia, Guilherme Galvão.

Texto: Mônica Donato da Liderança do PRB na Câmara dos Deputados

Foto: Douglas Gomes 

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest