Aprovado projeto que obriga o uso de protetor de pratos e talheres no Rio de Janeiro

22_10_13_destaque04_aprovado_projeto_que_obriga_uso_protetor_pratos_talheres001

 

Rio de Janeiro (RJ) – O projeto de lei 2076/2013 de autoria da deputada estadual Rosangela Gomes (PRB) foi aprovado em primeira discursão na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A proposta obriga os estabelecimentos comerciais que servem refeições, a utilizarem protetores descartáveis em pratos e talheres.

“Devemos criar leis que possam ajudar a evitar doenças e conservar a saúde da nossa população. Este projeto visa à segurança alimentar dos consumidores, permitindo que essa necessidade de comer fora de casa seja suprida com menos riscos de contaminação,” disse a deputada Rosangela Gomes.

22_10_13_destaque04_aprovado_projeto_que_obriga_uso_protetor_pratos_talheres002O protetor é uma cobertura, confeccionada com material estéril e reciclável para proteger pratos, talheres e demais utensílios, destinados ao manuseio e acomodação dos alimentos. A contaminação de pratos e talheres ocorre, em algumas situações, quando o consumidor chega ao estabelecimento e não pega o primeiro prato ou talher, suspeitando que os objetos estejam sujos. As atitudes comuns, nessas situações, são: colocar o prato, avaliado como inadequado, em outra pilha ou por baixo dos demais e mexer em vários talheres, em busca do que parece estar limpo. Nessa ação de escolha, o consumidor coloca o polegar na borda do prato e os outros dedos na parte de trás do recipiente, contaminando-o por dentro e por fora. O resultado disso pode ser a transferência de bactérias, fungos, parasitoses e coliformes fecais para os objetos.

Saiba mais

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) em 2012, o faturamento foi de R$ 431,6 bilhões desse montante, R$ 100,5 bilhões correspondem ao faturamento dos bares, restaurantes e lanchonetes. Com tamanho crescimento do consumo de alimentos em estabelecimentos comerciais, é preciso atenção especial com a higiene.

Edição Eulla Carvalho Comunicação Nacional PRB

Fonte e foto: Ascom deputada estadual Rosangela Gomes

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest