Aprovado projeto que obriga o uso de protetor de pratos e talheres no Rio de Janeiro

Proposta torna medida obrigatória em estabelecimentos comerciais que servem refeições

Publicado em 22/10/2013 - 00:00

22_10_13_destaque04_aprovado_projeto_que_obriga_uso_protetor_pratos_talheres001
“Devemos criar leis que possam ajudar a evitar doenças e conservar a saúde da nossa população”, disse a deputada Rosangela Gomes

Rio de Janeiro (RJ) – O projeto de lei 2076/2013 de autoria da deputada estadual Rosangela Gomes (PRB-RJ) foi aprovado em primeira discussão na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A proposta obriga os estabelecimentos comerciais que servem refeições, a utilizarem protetores descartáveis em pratos e talheres.

“Devemos criar leis que possam ajudar a evitar doenças e conservar a saúde da nossa população. Este projeto visa à segurança alimentar dos consumidores, permitindo que essa necessidade de comer fora de casa seja suprida com menos riscos de contaminação,” disse a deputada Rosangela Gomes.

22_10_13_destaque04_aprovado_projeto_que_obriga_uso_protetor_pratos_talheres002O protetor é uma cobertura, confeccionada com material estéril e reciclável para proteger pratos, talheres e demais utensílios, destinados ao manuseio e acomodação dos alimentos. A contaminação de pratos e talheres ocorre, em algumas situações, quando o consumidor chega ao estabelecimento e não pega o primeiro prato ou talher, suspeitando que os objetos estejam sujos. As atitudes comuns, nessas situações, são: colocar o prato, avaliado como inadequado, em outra pilha ou por baixo dos demais e mexer em vários talheres, em busca do que parece estar limpo. Nessa ação de escolha, o consumidor coloca o polegar na borda do prato e os outros dedos na parte de trás do recipiente, contaminando-o por dentro e por fora. O resultado disso pode ser a transferência de bactérias, fungos, parasitoses e coliformes fecais para os objetos.

Saiba mais

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) em 2012, o faturamento foi de R$ 431,6 bilhões desse montante, R$ 100,5 bilhões correspondem ao faturamento dos bares, restaurantes e lanchonetes. Com tamanho crescimento do consumo de alimentos em estabelecimentos comerciais, é preciso atenção especial com a higiene.

Texto e foto: Ascom – deputada estadual Rosangela Gomes
Edição: Eulla Carvalho / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend