Aprovado projeto que institui o “Dia Nacional da Capoeira”

Data será comemorada no dia 20 de novembro

Publicado em 6/12/2013 - 00:00

06_12_13_destaque02_provado_projeto_que_institui_dia_nacional_da_capoeira
Na avaliação de Marinho, a capoeira muitas vezes foi marginalizada, pelo fato de estar associada aos escravos

Brasília (DF) – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou o Projeto de Lei 7536/2010, de autoria do deputado republicano Márcio Marinho (PRB-BA) que Institui o “Dia Nacional da Capoeira”, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro, em todo o território nacional.

Na avaliação de Marinho, a capoeira muitas vezes foi marginalizada, pelo fato de estar associada aos escravos. “A capoeira se desenvolveu em nosso país, mas sempre enfrentou resistência por parte da sociedade. Na Bahia, o esporte superou preconceitos raciais e conquistou o mundo com seus movimentos ágeis e graciosos, e continua em evolução. O IPHAN – Instituto do Patrimônio Artístico Nacional, do Ministério da Cultura, reconheceu, oficialmente, a capoeira como patrimônio cultural brasileiro”, destacou.

Marinho lembrou que a capoeira atualmente é considerada um dos principais esportes nacionais e explicou que a escolha da data deve-se ao fato do dia 20 de novembro ser o dia da consciência negra, data em que Zumbi dos Palmares, um dos líderes mais importantes da luta pela liberdade e contra o escravismo, perdeu sua vida.

Saiba mais

A capoeira se desenvolveu no Brasil por intermédio dos africanos que passaram a exercitar formas de luta para resistir, cultural e fisicamente, aos abusos da sociedade escravocrata brasileira. Os primeiros registros do nome capoeira datam dos séculos XVIII e XIX, nas cidades de Salvador, Recife e Rio de Janeiro.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend