Aprovado projeto que evita fraude em cartório

08_11_13_destaque01_sp_aprovado_projeto_russomanno

Brasília (DF) – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (06), o Projeto de Lei 6785/2006, de autoria do ex-deputado Celso Russomanno (PRB-SP), que dispõe sobre a obrigatoriedade de os serviços de registros civis de pessoas naturais comunicar à Secretaria de Segurança Pública os óbitos registrados. Segundo Russomanno, a proposta vai evitar que muitas fraudes ocorram.

“Essa é uma providência simples do Poder Público de tornar obrigatória a comunicação, por parte dos serviços de registros civis de pessoas naturais, dos óbitos registrados”. De acordo com o republicano, a Lei de Registros Públicos estabelece obrigatoriedade de comunicações entre cartórios de fatos relacionados ao registro civil. Por sua vez, os provimentos das corregedorias estabelecem a obrigatoriedade de outras comunicações.

“A Corregedoria do Estado de São Paulo, por exemplo, obriga a comunicação ao SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), à Secretaria Municipal de Saúde, à Secretaria de Fazenda e ao Serviço Militar. Esta última obrigação era exigência do Decreto-Lei  9.500/1946, que foi revogado pela Lei de Serviço Militar, Lei 4.375, de 17 de agosto de 1964”, explica. Ainda segundo Russomanno, a Lei 4.737, de 15 de julho de 1966, Código Eleitoral, obriga os oficiais de registros a comunicarem o óbito dos cidadãos alistáveis.

Por Mônica Donato – Ascom Liderança do PRB na Câmara dos Deputados

Foto: Divulgação

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest