Aprovada proposta que dá assistência psicológica a atletas

desperate

Rio de Janeiro (RJ) – Clubes podem ser obrigados a oferecer atendimento psicológico aos atletas profissionais para ajudá-los a enfrentar o stress e a ansiedade antes e depois dos jogos. Projeto de lei com esse objetivo, de autoria do senador licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ), foi aprovado nesta quarta-feira (26) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A matéria segue para a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde receberá decisão terminativa.

Ao apresentar o projeto de lei do Senado (PLS) 13/2012, Crivella ressaltou a necessidade de todos os clubes empregadores prestarem assistência psicológica aos seus atletas. Em sua opinião, o bom desempenho dos jogadores depende de auxilio médico e psicológico, uma vez que esses profissionais sofrem pressão psicológica, antes, durante e até mesmo após uma competição esportiva. A cobrança, observou, pode vir da família, do técnico, da imprensa ou da opinião pública e são fatores que geram intenso estresse e interferem diretamente na forma de atuar do jogador.

A Lei do Desporto (lei 9.615/1998), explicou o autor na justificação da proposta, já obriga a entidade de prática desportiva formadora de atleta a garantir assistência psicológica, sob pena de não ser reconhecida como tal. Com a aprovação do projeto, clubes empregadores também serão sujeitos a tal obrigação.

Além de viverem sob constante pressão para que conquistem bons resultados nas competições, ressaltou a relatora da matéria na CAS, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), muitos atletas precisam deixar a cidade em que vivem e ficar longe da família para que possam ter sucesso na carreira.

28_06_13_destaque03_rj_aprovada_proposta_assistencia_psicologica_crivella002

 

“São frequentes os relatos de carreiras precocemente liquidadas em virtude da baixa resiliência de alguns jovens para lidar com o estresse, a ansiedade e as frustrações relacionadas à carreira esportiva. Atletas profissionais não têm muito tempo de vida esportiva, o que torna seus fracassos muito mais avassaladores e irreversíveis do que os infortúnios de outros profissionais”, argumenta a relatoria.

 

Fonte: Ascom Marcelo Crivella

Foto 01: Internet. Foto02:  Geraldo Magela.

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest