APAE: parceria para combater violência contra deficientes

24_10_13_atuacao01_sp_hamam_firma_parceria_com_apae

 

São Paulo (SP) – O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam (PRB/SP), firmou parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (APAE/SP), no projeto “Todos pelos Direitos: deficiência intelectual, cidadania e combate à violência”. A ação será realizada até 2015 em 10 polos, sob a coordenação do Governo do Estado e patrocínio da Petrobras.

Participaram da cerimônia o diretor-presidente, Cassio Clemente, e a gerente do Serviço de Proteção, Promoção, Defesa e Garantia de Direitos da APAE/SP, Marilena Ardore, além de outros funcionários da Associação e técnicos do Governo do Estado.

Segundo Hamam, é uma alegria assinar o termo de cooperação, beneficiando pessoas com deficiência intelectual. “Cuidar das pessoas é a vocação das equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e da APAE”. O secretário destacou também o interesse do governador Geraldo Alckmin neste assunto. Ele assinou este ano o decreto que criou o Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra a Pessoa com Deficiência.

“A assinatura do protocolo de intenções é o primeiro passo que damos hoje. Para elaborarmos políticas públicas eficientes, primeiro precisamos de dados. Os números de casos de violência contra pessoas com deficiência precisam ser mais bem quantificado. O Boletim de Ocorrência, por exemplo, é uma importante ferramenta para identificar isso”, afirmou o secretário.

Cássio Clemente, diretor presidente da APAE, agradeceu a parceria. “Obrigado por estender a mão para realizarmos esse trabalho em conjunto. Isso é resultado da comunhão de visão, que demonstra o quanto é necessário resgatar e resguardar os direitos de todos os cidadãos, em especial o deficiente mental. Ele também é um partícipe da sociedade”, afirmou.

Marilena enfatizou que a parceria vai fazer diferença na vida dos deficientes. O trabalho será coordenado pelas Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) em 10 polos que apresentam índices significativos de crianças e adolescentes com essas características. São eles: Araraquara, Barretos, Campinas, Franca, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Combate à Violência

O governador Geraldo Alckmin, por meio do Decreto nº 59.316, instituiu em junho de 2013 o Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra a Pessoa com Deficiência. O programa pretende articular ações para ampliar e aperfeiçoar a notificação de casos de violência contra as pessoas com deficiência, além de fortalecer a rede de proteção social; assegurar o exercício dos direitos e o respeito a cidadania da pessoa com deficiência; e implantar medidas de defesa dos direitos, da prevenção e do combate a violência contra essas pessoas.

A ação é gerida por uma Comissão de Acompanhamento e Monitoramento com coordenação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Em sua equipe, a Comissão contará com representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social; Saúde; Segurança Pública; Educação; e Justiça e da Defesa da Cidadania, além de representantes do Ministério Público do Estado de São Paulo e da Defensoria Pública.

Texto de Renata Gobatti e Rebeca Oliveira – Fotos: Luiz V. Pereira – Assessoria SEDS

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest