Antonio Bulhões pede atenção ao jovem desempregado

Líder do PRB quer mais investimentos em educação

Publicado em 3/5/2012 - 00:00

antonio-bulhoes-homenagem-ao-dia-do-trabalho-jovens-03-05-2012
Líder do PRB, Antonio Bulhões chamou a atenção para as dificuldades que os jovens enfrentam para ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo

Brasília (DF) – Em discurso na Câmara dos Deputados, dentro das comemorações pela passagem do Dia do Trabalho e do Dia Internacional do Jovem Trabalhador (24 de abril), o líder do PRB, Antonio Bulhões, chamou a atenção para as dificuldades que os jovens enfrentam para ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. “O ingresso se dá por meio de recomendações, sorte, currículos, concursos ou favores familiares. Se falta aos jovens experiência, sobra-lhes, contudo, a disposição para o trabalho, além da aceitação de condições nem sempre justas”, chamou a atenção o parlamentar republicano.

Antonio Bulhões lembrou que a Constituição proíbe o trabalho antes dos 16 anos (restringindo-o até os 14, no caso de aprendizes) como forma de evitar a exploração de jovens e crianças. Mas a lei ainda é descumprida. “Dois terços dos brasileiros com idade entre 16 e 24 anos são economicamente ativos; mas apenas uma pequeníssima minoria deles se beneficia da Lei que protege os aprendizes. Mesmo se considerarmos o universo total dos trabalhadores brasileiros, metade está na informalidade”, advertiu o líder republicano, destacando que os números têm melhorado, “mas ainda estamos longe do ideal de uma sociedade justa, na qual os trabalhadores gozem de todos os seus direitos”.

Os números apresentados pelo parlamentar são eloquentes. “Dentre os jovens que desejam trabalhar, cerca de 18% estão desempregados, o dobro do índice da taxa geral de desemprego, que não faz discriminação entre empregos formais e informais.” Para Bulhões, o Pró-Jovem sinaliza uma solução para o problema. “É um programa que qualifica jovens com idade entre 16 e 24 anos, provenientes de famílias cuja renda per capita seja de até meio salário mínimo. Os cursos são fornecidos a partir da análise da demanda por empregos de cada região e já inseriram dezenas de milhares de jovens no mercado de trabalho. Mas esse número é pequeno, dado o tamanho da população brasileira.”

Bulhões concluiu chamando a atenção para a necessidade de investimentos em educação como forma de melhorar a produtividade do trabalhador brasileiro em todas as áreas. “Investimentos em educação são necessários não apenas para os jovens trabalhadores, mas para os de todas as idades, mesmo para aqueles que já completaram seus estudos.”

Por Paulo Gusmão / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend