Anemia falciforme e doenças relacionadas ao novembro azul é tema de debate em Salvador

28_11_13_destaque05_ba_Anemia_doenças_novembro_azul_Salvador001

Salvador (BA) – O câncer de próstata, a diabetes e a anemia falciforme foram colocadas em pauta na manhã, desta terça-feira (26), através da Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Bahia. O propositor do encontro foi o presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, deputado estadual, José de Arimatéia (PRB-BA).

A prevenção e o tratamento de combate às doenças mencionadas foram discutidos amplamente, com especialistas de cada área e comunidade baiana. A ocasião aconteceu pontualmente às 10h15, na Sala Eliel Martins, e se estendeu até o início da tarde.

O tema da reunião surgiu em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20, e também ao Novembro Azul, que luta pela prevenção do diabetes e câncer de próstata.

Segundo informações do mestre em urologia e doutor em urologia pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), Eduardo Café, o câncer de próstata é o tumor maligno mais frequente nos homens com mais de 50 anos de idade e a incidência maior é na população negra. Ele afirmou ainda que em 2012 foram 62 casos novos para cada 100 mil habitantes, correspondendo a mais de 60 mil novos casos no ano de 2012.

28_11_13_destaque05_ba_Anemia_doenças_novembro_azul_Salvador002Na tentativa de chamar a atenção para o problema o urologista pontuou formas de prevenir a doença e detalhou a última pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

“A previsão é que até 2015 esse tipo de câncer aumente 60% de novos casos. Por isso é importante aderir a uma alimentação saudável, incluindo no cardápio alguns alimentos específicos, como: alho, vegetais e frutas e eliminando a carne vermelha”, advertiu Café.

Já a diabetes, apontada como um dos maiores problemas de saúde pública é uma enfermidade, que atinge mais de 347 milhões de pessoas no mundo, segundo informações da Organização Mundial de Saúde. A médica e diretora do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), Reine Chaves Fonseca, fez uma explanação do problema envolvendo a importância da informação, educação e o acesso aos direitos acerca da doença para a população.

Para debater o agravo mais prevalente na saúde dos negros a Doutora Ângela Zanette, referência na Bahia no tratamento da Anemia Falciforme, doença genética, que atinge boa parte dos afrodescendentes, desenvolveu uma palestra destacando as principais deficiências no setor, e disse que o Estado precisa se preparar mais para uma melhor assistência ao paciente.

“A Bahia é onde há uma maior incidência da doença. De cada 600 crianças no estado uma apresenta a enfermidade. Tem muita gente sofrendo com a anemia necessitando de um tratamento especializado e de referência, para uma melhor qualidade de vida ”, informou Zanette.

Ciente disso Arimatéia apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei n° 20.015/2012, que visa criar o programa de prevenção e assistência às pessoas portadoras de traço falciforme ou anemia falciforme.

A desembargadora LuisLinda Valois parabenizou Arimatéia pela iniciativa e afirmou se sentir feliz em saber que outras autoridades também se preocupam com as doenças da negritude. “Quem quiser sentir na pele o que é ser negro seja por 24 horas. Aqui no Brasil é lamentavelmente terrível, por isso sempre gritei aos quatro ventos que o negro é bom, cidadão e merece respeito”, afirmou.

Após a audiência o presidente do Colegiado encaminhou para o secretario estadual de saúde, Jorge Solla, uma indicação sugerindo o Projeto Saúde Móvel para o rastreamento do câncer de próstata.

Fonte e fotos: Ascom José de Arimatéia

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest