Agricultura familiar integra projeto da reforma aquária

23_05_13_destaque01_agricultura_familiar_integra_projeto_da_reforma_aquaria_capa

Brasília (DF) – Os trabalhadores da agricultura familiar vão abraçar o projeto da reforma aquária, defendido pelo ministro da pesca e aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), para elevar a produção nacional de peixe cultivado. Como parte da programação do 19º Grito da Terra Brasil, a entidade assinou com o ministério, um termo de cooperação técnica que permite atuação conjunta para a implementação de políticas de incentivo e assistência técnica especialmente para o pequeno agricultor que tem condições de criar peixes em sua propriedade. A assinatura contou com a participação dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), Manoel Dias (Trabalho) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário).

“É lamentável que um país com o nosso potencial seja um importador de pescado. Só no ano passado foram importados mais de US$ 1,5 bilhão de dólares de pescado. Isso significa que há mercado e que temos que produzir aqui. Com esse acordo de cooperação, queremos que o agricultor familiar se transforme em aquicultor familiar e tenha acesso às políticas do ministério, como assistência técnica, crédito e equipamentos para produzir e comercializar”, declarou Crivella.

23_05_13_destaque01_agricultura_familiar_integra_projeto_da_reforma_aquaria_2

O presidente da Contag, Alberto Broch, disse que a assinatura do termo de cooperação faz parte do processo de negociação aberto com a Presidência da República e que busca garantir para mais de 25 milhões de trabalhadores rurais o acesso amplo às políticas do governo federal. “Nosso objetivo é sempre avançar, para que nosso povo possa produzir cada vez mais em benefício do Brasil. Vamos juntar a reforma agrária com a reforma aquária”, comentou.

O governo federal trabalha para simplificar o licenciamento ambiental para a produção de pescado cultivado. A proposta, que pretende promover a reforma aquária no país, prevê a liberação de até 0.5% dos espelhos d´água de domínio da união para a produção de pescado mediante simples cadastro. A medida, ainda em discussão no governo, pode garantir ao país uma produção de 25 milhões de toneladas de peixe por ano.

23_05_13_destaque01_agricultura_familiar_integra_projeto_da_reforma_aquaria_1Na mesma solenidade, o ministro assinou com o Sindicato dos Pescadores do Estado do Amazonas um convênio para a promoção do Recadastramento Nacional dos Pescadores. A entidade será parceira do governo no recadastramento de mais de 50 mil pescadores existentes no Estado. O trabalho está sendo realizado em todo o País, por meio de parcerias do Ministério com entidades ligadas ao setor e nas superintendências federais de aquicultura e pesca. O pescador deve procurar uma entidade ou superintendência estadual no mês do seu aniversário.

Fonte e fotos: MPA

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest