Pela primeira vez no estado, FRB realiza Curso de Política no Piauí

Pela primeira vez no estado, FRB realiza Curso de Política no Piauí

Com a presença de Telma Franco, 387 pessoas participaram

 

Teresina (PI) – Na tarde de sábado (25) foi a vez de o Piauí receber em sua capital o Curso de Política da Fundação Republicana Brasileira (FRB). Em cumprimento à meta de contemplar todos os estados com o serviço, o curso foi realizado na Câmara Municipal de Teresina, ministrado pela cientista política Daniela Rabello. A presidente da instituição, Telma Franco, prestigiou o evento, que contou com a participação de 387 pessoas.

A solicitação partiu do presidente estadual do Partido Republicano Brasileiro no Piauí, Ridevaldo Gomes, que ressaltou a importância de levar o aprendizado ao local. “Resolvemos trazer o curso para Teresina porque percebemos que há uma necessidade das pessoas de entender a política. A sociedade deve ser politizada e esse curso visa exatamente isso, fazer com que as pessoas tenham informações e a entendam de forma correta. A FRB traz pessoas altamente qualificadas para ministrar a aula e, embora estejamos em um cenário político não muito favorável, esses profissionais se encarregam de explicar como tudo funciona. O Piauí ainda não havia tido essa oportunidade, então decidimos presentear nossa cidade com o curso”, concluiu.

Voltado para comunidade em geral e para pessoas que também militam, independente do partido em que atuam, o curso tem como objetivo esclarecer as dúvidas e a função da política dentro da sociedade. Para isso, contempla os alunos com uma apostila completa e é ministrado por um profissional da área, gratuitamente. Entre as autoridades presentes, participaram os vereadores republicanos de Teresina, Tiago Vasconcelos e Levino de Jesus, além da coordenadora do PRB Mulher local, Conceição Mapurunga.

Telma Franco enfatizou o objetivo da Fundação de formar cidadãos. “Viemos somar conhecimento. Não viemos ensinar vocês a fazerem política. E sim, agregar a política do bem. A FRB pratica a educação política para ajudar a formar cidadãos capazes de transformar o cenário atual. Acreditamos em cada um de vocês. E por isso estamos aqui. O objetivo é promover essa conscientização política, ética e cultural. O intuito é que, após o curso, o cidadão saia apto e mais capacitado para discutir os temas. Queremos, ainda, estar mais perto das pessoas, fazendo desta forma, um trabalho dinâmico e responsável nos estados pelos quais passamos” explicou a presidente.

telma-franco-prb-curso-de-politica-frb-piaui-foto-ascom-28-06-16Daniela Rabello falou sobre o atual cenário político e a importância da formação continuada sobre os temas que afetam a sociedade. “Acho que a solução está sim na politica, basta que o cidadão entenda o significado dela. É de grande importância que as pessoas totalmente leigas sobre o tema participem, porque passam a perceber a politica como algo intrínseco a elas, pois é indispensável entender que, quando não querem participar, elas deixam que as pessoas que consideram ruins façam todo o trabalho. A não participação é pior forma de fazer política”, destacou.

O curso de política da FRB marca o início da preparação para as eleições municipais deste ano. Dentre os temas discutidos estão cidadania, democracia, participação, partido político, eleição, poder, ética, políticas públicas, liderança e republicanismo. Militantes, pré-candidatos, autoridades, simpatizantes e membros da comunidade local participaram da aula. Moradores de municípios localizados a mais de 500km da capital também assistiram às explanações.

Milena Rodrigues é contadora e pré-candidata a vereadora e se mostrou feliz por ser contemplada. “Eu já estava em busca desse conhecimento e de fazer um curso. Então, quando eu soube que o PRB ia nos proporcionar, fiquei maravilhada de poder conseguir. É fundamental, não somente para nós, pré-candidatos, como também para todos os cidadãos, para conviver com o povo e com o mundo atual da política. O curso atendeu completamente nossas expectativas e acredito que esse seja só o começo de algo que precisa ser um aprendizado contínuo. Eu indico para toda a população, inclusive associações e entidades, pois são informações essenciais que todos devem buscar”, explicou.

A FRB atua em todo território brasileiro com o curso de política e já percorreu 22 estados, além de disponibilizar a versão a distância. A solicitação pode ser realizada em um espaço para o cidadão dentro do portal institucional na internet, pelo dirigente municipal ou estadual do partido, que também pode fazer o convite por telefone ou por e-mail. Caso o dirigente ainda não tenha formalizado o pedido no estado, mas os cidadãos tenham solicitado pelo site, a Fundação entra em contato com o dirigente e explica a demanda, para que o pedido seja formalizado e agendado.

Texto: Amanda Carvalho / Ascom – PRB Piauí
Fotos: Ascom – PRB Piauí
Edição: Suellen Siqueira / Ascom – FRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest