Pela primeira vez no estado, FRB realiza Curso de Política no Piauí

Pela primeira vez no estado, FRB realiza Curso de Política no Piauí

Com a presença de Telma Franco, 387 pessoas participaram

 

Teresina (PI) – Na tarde de sábado (25) foi a vez de o Piauí receber em sua capital o Curso de Política da Fundação Republicana Brasileira (FRB). Em cumprimento à meta de contemplar todos os estados com o serviço, o curso foi realizado na Câmara Municipal de Teresina, ministrado pela cientista política Daniela Rabello. A presidente da instituição, Telma Franco, prestigiou o evento, que contou com a participação de 387 pessoas.

A solicitação partiu do presidente estadual do Partido Republicano Brasileiro no Piauí, Ridevaldo Gomes, que ressaltou a importância de levar o aprendizado ao local. “Resolvemos trazer o curso para Teresina porque percebemos que há uma necessidade das pessoas de entender a política. A sociedade deve ser politizada e esse curso visa exatamente isso, fazer com que as pessoas tenham informações e a entendam de forma correta. A FRB traz pessoas altamente qualificadas para ministrar a aula e, embora estejamos em um cenário político não muito favorável, esses profissionais se encarregam de explicar como tudo funciona. O Piauí ainda não havia tido essa oportunidade, então decidimos presentear nossa cidade com o curso”, concluiu.

Voltado para comunidade em geral e para pessoas que também militam, independente do partido em que atuam, o curso tem como objetivo esclarecer as dúvidas e a função da política dentro da sociedade. Para isso, contempla os alunos com uma apostila completa e é ministrado por um profissional da área, gratuitamente. Entre as autoridades presentes, participaram os vereadores republicanos de Teresina, Tiago Vasconcelos e Levino de Jesus, além da coordenadora do PRB Mulher local, Conceição Mapurunga.

Telma Franco enfatizou o objetivo da Fundação de formar cidadãos. “Viemos somar conhecimento. Não viemos ensinar vocês a fazerem política. E sim, agregar a política do bem. A FRB pratica a educação política para ajudar a formar cidadãos capazes de transformar o cenário atual. Acreditamos em cada um de vocês. E por isso estamos aqui. O objetivo é promover essa conscientização política, ética e cultural. O intuito é que, após o curso, o cidadão saia apto e mais capacitado para discutir os temas. Queremos, ainda, estar mais perto das pessoas, fazendo desta forma, um trabalho dinâmico e responsável nos estados pelos quais passamos” explicou a presidente.

telma-franco-prb-curso-de-politica-frb-piaui-foto-ascom-28-06-16Daniela Rabello falou sobre o atual cenário político e a importância da formação continuada sobre os temas que afetam a sociedade. “Acho que a solução está sim na politica, basta que o cidadão entenda o significado dela. É de grande importância que as pessoas totalmente leigas sobre o tema participem, porque passam a perceber a politica como algo intrínseco a elas, pois é indispensável entender que, quando não querem participar, elas deixam que as pessoas que consideram ruins façam todo o trabalho. A não participação é pior forma de fazer política”, destacou.

O curso de política da FRB marca o início da preparação para as eleições municipais deste ano. Dentre os temas discutidos estão cidadania, democracia, participação, partido político, eleição, poder, ética, políticas públicas, liderança e republicanismo. Militantes, pré-candidatos, autoridades, simpatizantes e membros da comunidade local participaram da aula. Moradores de municípios localizados a mais de 500km da capital também assistiram às explanações.

Milena Rodrigues é contadora e pré-candidata a vereadora e se mostrou feliz por ser contemplada. “Eu já estava em busca desse conhecimento e de fazer um curso. Então, quando eu soube que o PRB ia nos proporcionar, fiquei maravilhada de poder conseguir. É fundamental, não somente para nós, pré-candidatos, como também para todos os cidadãos, para conviver com o povo e com o mundo atual da política. O curso atendeu completamente nossas expectativas e acredito que esse seja só o começo de algo que precisa ser um aprendizado contínuo. Eu indico para toda a população, inclusive associações e entidades, pois são informações essenciais que todos devem buscar”, explicou.

A FRB atua em todo território brasileiro com o curso de política e já percorreu 22 estados, além de disponibilizar a versão a distância. A solicitação pode ser realizada em um espaço para o cidadão dentro do portal institucional na internet, pelo dirigente municipal ou estadual do partido, que também pode fazer o convite por telefone ou por e-mail. Caso o dirigente ainda não tenha formalizado o pedido no estado, mas os cidadãos tenham solicitado pelo site, a Fundação entra em contato com o dirigente e explica a demanda, para que o pedido seja formalizado e agendado.

Texto: Amanda Carvalho / Ascom – PRB Piauí
Fotos: Ascom – PRB Piauí
Edição: Suellen Siqueira / Ascom – FRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest