Inovação, conhecimento e estratégia são motes do Curso de Lideranças Femininas da FRB

Inovação, conhecimento e estratégia são motes do Curso de Lideranças Femininas da FRB

Lançamento foi realizado com presença de autoridades e convidados na noite desta segunda-feira, 2

Brasília (DF) – Uma breve viagem na História para compreender o processo de formação do pensamento social e cultural em torno da mulher. Em contrapartida, um debate a respeito do uso do tempo e do conhecimento político. Com essa proposta, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) pretende alcançar mais o público feminino e aguçar seu instinto de líder. Lançado oficialmente na noite desta segunda-feira, 2, na sede da instituição, o Curso de Lideranças Femininas já está disponível para inscrição nas versões on-line e presencial, gratuitamente, para todo o Brasil.

O evento, com formato de sala de entrevistas, foi conduzido pela coordenadora nacional de comunicação do PRB, Helen Assumpção. 120 pessoas participaram, entre autoridades e convidados, acomodados no auditório José Alencar e, também, numa sala auxiliar com transmissão ao vivo por meio de um telão. Para o bate-papo foram realizadas três rodadas, com perguntas e respostas sobre o curso e, também, sobre a biografia dos participantes e suas trajetórias políticas.

frb-lancamento-curso-liderancas-femininas-foto1-douglas-gomes-4-5-2016

Presidente Paulo Cesar e André Jácomo abriram rodada de entrevistados

O presidente da FRB, Paulo Cesar Oliveira, explicou como se deu a proposta. “Esse é um projeto antigo da Fundação. A instituição sempre identificou a necessidade de preparar um conteúdo que pudesse conversar diretamente com a mulher. E não apenas para abordar temas políticos, mas para debater todo o contexto social no qual o público feminino está inserido”.

Levantamento feito pela entidade aponta que 71% do público do curso de política on-line tradicional, é composto por homens. Enquanto que, apenas 29% de mulheres participaram. “Precisamos reverter esse quadro e trazer cada vez mais mulheres para perto. Mostrar que sim, elas podem e devem participar mais. Sua presença nos espaços decisórios é imprescindível”, destacou Paulo Cesar.

Para o cientista político André Jácomo, “a discussão política, infelizmente, não faz muito parte do cotidiano das pessoas, exceto nos momentos de crise. Esse curso, além de trazer o conhecimento político, também promove a motivação para que a mulher se empenhe em participar”. Ao ser perguntado sobre políticas públicas voltadas para a mulher, André foi enfático: “É importante que essas bandeiras sejam levantadas não apenas por mulheres, mas também por homens. Os homens devem, junto com elas, pensar em propostas e contribuir”.

frb-lancamento-curso-liderancas-femininas-foto3-douglas-gomes-4-5-2016

Deputadas Rosangela e Eron compartilharam experiências com convidados

A deputada federal e presidente estadual do PRB Bahia, Tia Eron, falou sobre preconceitos e dificuldades enfrentados para conquistar e consolidar espaço. E destacou a importância de iniciativas voltadas para a qualificação feminina. “Quando a gente vai à ponta, experimentar o que é fazer política a nível de mulher, é que temos noção real do quanto é difícil. E para que tenhamos a devida competência, é preciso, sim, que mais fundações, que mais partidos políticos, possam ter esse compromisso. É preciso preparar e especializar essas mulheres”.

A parlamentar relembrou seu histórico desde a época em que era cuidadora de crianças, antes de sua primeira candidatura, no ano 2000. “Quem me conhece sabe que antes o meu trabalho era invisível”, afirmou. Eron incentivou o público feminino a se valorizar ao contar que acreditou em si mesma, apesar do desafio de tentar conquistar os quase dois milhões de eleitores da cidade de Salvador. Com um discurso motivador, a deputada destacou a importância do apoio da sua família e do Partido Republicano Brasileiro em “quebrar o tabu e provar que é possível fazer com que as mulheres concorram e ganhem eleições. O meu trabalho é fruto desse empenho da minha família que acreditou em mim, e do presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, que acredita na força das mulheres.”

Além de destacar o engajamento político da coordenação do PRB Mulher e a superação de vários desafios no dia a dia, a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ) elogiou a importância da formação de lideranças e da busca pelo conhecimento dos direitos femininos. A parlamentar enalteceu a iniciativa da FRB. “Quisera eu ter participado de um curso desse tipo há 14 anos atrás, pois talvez tivesse adquirido mais conhecimento e propriedade para ir às ruas pedir votos ou trazer proposituras mais voltadas para as mulheres. O conhecimento liberta. A Fundação está de parabéns, assim como os professores, que dão instrumentos e a preparação necessária para promover mudanças”.

frb-lancamento-curso-liderancas-femininas-foto5-douglas-gomes-4-5-2016

Daniela fez explanação da proposta do curso

O projeto

A pedido da Fundação Republicana Brasileira, a cientista política e comunicóloga Daniela Rabello elaborou o conteúdo do curso. Após longo processo de pesquisa, escrita e produção da equipe, o resultado abrange uma apostila subdivida em módulos, que ficará disponível na plataforma de ensino a distância, vinte vídeo-aulas e material de apoio com bibliografias, filmes e leituras complementares. “O trabalho é baseado num tripé: processo histórico, uso do tempo e política. Desta forma penso que será possível contextualizar melhor os temas. A ideia é fazer do curso um momento de reflexão, motivação e mudança de pensamento. Somos ferramenta de transformação e precisamos entender isso”, justificou Daniela.

O deputado federal e líder do PRB na Câmara, Márcio Marinho, representou o presidente nacional da legenda, Marcos Pereira. “O presidente Marcos não pôde estar aqui, mas pediu que eu transmitisse um abraço caloroso para todas as mulheres. Só é possível reivindicar direitos e tomar posição quando pensamos. Tenho certeza que esse curso será de grande valia. Queremos cada vez mais mulheres capacitadas para fazer a diferença”, disse.

frb-lancamento-curso-liderancas-femininas-foto4-douglas-gomes-4-5-2016

Marinho levou mensagem de incentivo às republicanas

Para a jornalista e especialista em Ciência Política pela UnB, Mônica Donato “mudanças significativas foram alcançadas e consolidadas pela Bancada Feminina no Congresso Nacional. No entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido quando o assunto é alocação de recursos. A participação feminina no Poder Legislativo só terá o alcance desejado quando forem criadas metas orçamentárias específicas para implementação de políticas públicas voltadas às mulheres”.

Participaram do evento, o tesoureiro nacional do PRB, Mauro Silva; o deputado federal Lincoln Portela (PRB-MG), o deputado distrital Julio Cesar (PRB-DF); o coordenador nacional do PRB Juventude, Renato Junqueira; o administrador da cidade de Samambaia, Paulo Silva; a chefe de gabinete da Liderança do PRB na Câmara, Tiana Maria da Silva e as presidentes nacional e municipal do PSC Mulher, Denise Assumpção e Lia Rachid.

frb-lancamento-curso-liderancas-femininas-foto6-douglas-gomes-4-5-2016

Já estão abertas as inscrições para o curso on-line e presencial

Como participar

Para participar do Curso de Lideranças Femininas on-line, os interessados devem inscrever-se no hotsite fundacaorepublicana.org.br/mulher. Já para a versão presencial, é necessário acessar o formulário específico.

Apenas dirigentes do PRB podem solicitar o curso itinerante para os estados da Federação – o que exige logística maior por parte da FRB. No formulário de solicitações constam todos os requisitos necessários. A página pode ser acessada aqui.

A primeira turma presencial será em Brasília, no dia 14 de maio, às 9h. Já as inscrições para a primeira turma on-line serão encerradas no dia 2 de junho e, as aulas, iniciadas no dia 9 de junho.

Por Suellen Siqueira – Ascom FRB / Fotos: Douglas Gomes – Liderança do PRB
Com informações de Mazé Rodrigues, Ellen Fernandes e Eulla Carvalho

Confira a Galeria do Fotos AQUI.

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest