Inovação, conhecimento e estratégia são motes do Curso de Lideranças Femininas da FRB

Inovação, conhecimento e estratégia são motes do Curso de Lideranças Femininas da FRB

Lançamento foi realizado com presença de autoridades e convidados na noite desta segunda-feira, 2

Brasília (DF) – Uma breve viagem na História para compreender o processo de formação do pensamento social e cultural em torno da mulher. Em contrapartida, um debate a respeito do uso do tempo e do conhecimento político. Com essa proposta, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) pretende alcançar mais o público feminino e aguçar seu instinto de líder. Lançado oficialmente na noite desta segunda-feira, 2, na sede da instituição, o Curso de Lideranças Femininas já está disponível para inscrição nas versões on-line e presencial, gratuitamente, para todo o Brasil.

O evento, com formato de sala de entrevistas, foi conduzido pela coordenadora nacional de comunicação do PRB, Helen Assumpção. 120 pessoas participaram, entre autoridades e convidados, acomodados no auditório José Alencar e, também, numa sala auxiliar com transmissão ao vivo por meio de um telão. Para o bate-papo foram realizadas três rodadas, com perguntas e respostas sobre o curso e, também, sobre a biografia dos participantes e suas trajetórias políticas.

frb-lancamento-curso-liderancas-femininas-foto1-douglas-gomes-4-5-2016

Presidente Paulo Cesar e André Jácomo abriram rodada de entrevistados

O presidente da FRB, Paulo Cesar Oliveira, explicou como se deu a proposta. “Esse é um projeto antigo da Fundação. A instituição sempre identificou a necessidade de preparar um conteúdo que pudesse conversar diretamente com a mulher. E não apenas para abordar temas políticos, mas para debater todo o contexto social no qual o público feminino está inserido”.

Levantamento feito pela entidade aponta que 71% do público do curso de política on-line tradicional, é composto por homens. Enquanto que, apenas 29% de mulheres participaram. “Precisamos reverter esse quadro e trazer cada vez mais mulheres para perto. Mostrar que sim, elas podem e devem participar mais. Sua presença nos espaços decisórios é imprescindível”, destacou Paulo Cesar.

Para o cientista político André Jácomo, “a discussão política, infelizmente, não faz muito parte do cotidiano das pessoas, exceto nos momentos de crise. Esse curso, além de trazer o conhecimento político, também promove a motivação para que a mulher se empenhe em participar”. Ao ser perguntado sobre políticas públicas voltadas para a mulher, André foi enfático: “É importante que essas bandeiras sejam levantadas não apenas por mulheres, mas também por homens. Os homens devem, junto com elas, pensar em propostas e contribuir”.

frb-lancamento-curso-liderancas-femininas-foto3-douglas-gomes-4-5-2016

Deputadas Rosangela e Eron compartilharam experiências com convidados

A deputada federal e presidente estadual do PRB Bahia, Tia Eron, falou sobre preconceitos e dificuldades enfrentados para conquistar e consolidar espaço. E destacou a importância de iniciativas voltadas para a qualificação feminina. “Quando a gente vai à ponta, experimentar o que é fazer política a nível de mulher, é que temos noção real do quanto é difícil. E para que tenhamos a devida competência, é preciso, sim, que mais fundações, que mais partidos políticos, possam ter esse compromisso. É preciso preparar e especializar essas mulheres”.

A parlamentar relembrou seu histórico desde a época em que era cuidadora de crianças, antes de sua primeira candidatura, no ano 2000. “Quem me conhece sabe que antes o meu trabalho era invisível”, afirmou. Eron incentivou o público feminino a se valorizar ao contar que acreditou em si mesma, apesar do desafio de tentar conquistar os quase dois milhões de eleitores da cidade de Salvador. Com um discurso motivador, a deputada destacou a importância do apoio da sua família e do Partido Republicano Brasileiro em “quebrar o tabu e provar que é possível fazer com que as mulheres concorram e ganhem eleições. O meu trabalho é fruto desse empenho da minha família que acreditou em mim, e do presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, que acredita na força das mulheres.”

Além de destacar o engajamento político da coordenação do PRB Mulher e a superação de vários desafios no dia a dia, a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ) elogiou a importância da formação de lideranças e da busca pelo conhecimento dos direitos femininos. A parlamentar enalteceu a iniciativa da FRB. “Quisera eu ter participado de um curso desse tipo há 14 anos atrás, pois talvez tivesse adquirido mais conhecimento e propriedade para ir às ruas pedir votos ou trazer proposituras mais voltadas para as mulheres. O conhecimento liberta. A Fundação está de parabéns, assim como os professores, que dão instrumentos e a preparação necessária para promover mudanças”.

frb-lancamento-curso-liderancas-femininas-foto5-douglas-gomes-4-5-2016

Daniela fez explanação da proposta do curso

O projeto

A pedido da Fundação Republicana Brasileira, a cientista política e comunicóloga Daniela Rabello elaborou o conteúdo do curso. Após longo processo de pesquisa, escrita e produção da equipe, o resultado abrange uma apostila subdivida em módulos, que ficará disponível na plataforma de ensino a distância, vinte vídeo-aulas e material de apoio com bibliografias, filmes e leituras complementares. “O trabalho é baseado num tripé: processo histórico, uso do tempo e política. Desta forma penso que será possível contextualizar melhor os temas. A ideia é fazer do curso um momento de reflexão, motivação e mudança de pensamento. Somos ferramenta de transformação e precisamos entender isso”, justificou Daniela.

O deputado federal e líder do PRB na Câmara, Márcio Marinho, representou o presidente nacional da legenda, Marcos Pereira. “O presidente Marcos não pôde estar aqui, mas pediu que eu transmitisse um abraço caloroso para todas as mulheres. Só é possível reivindicar direitos e tomar posição quando pensamos. Tenho certeza que esse curso será de grande valia. Queremos cada vez mais mulheres capacitadas para fazer a diferença”, disse.

frb-lancamento-curso-liderancas-femininas-foto4-douglas-gomes-4-5-2016

Marinho levou mensagem de incentivo às republicanas

Para a jornalista e especialista em Ciência Política pela UnB, Mônica Donato “mudanças significativas foram alcançadas e consolidadas pela Bancada Feminina no Congresso Nacional. No entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido quando o assunto é alocação de recursos. A participação feminina no Poder Legislativo só terá o alcance desejado quando forem criadas metas orçamentárias específicas para implementação de políticas públicas voltadas às mulheres”.

Participaram do evento, o tesoureiro nacional do PRB, Mauro Silva; o deputado federal Lincoln Portela (PRB-MG), o deputado distrital Julio Cesar (PRB-DF); o coordenador nacional do PRB Juventude, Renato Junqueira; o administrador da cidade de Samambaia, Paulo Silva; a chefe de gabinete da Liderança do PRB na Câmara, Tiana Maria da Silva e as presidentes nacional e municipal do PSC Mulher, Denise Assumpção e Lia Rachid.

frb-lancamento-curso-liderancas-femininas-foto6-douglas-gomes-4-5-2016

Já estão abertas as inscrições para o curso on-line e presencial

Como participar

Para participar do Curso de Lideranças Femininas on-line, os interessados devem inscrever-se no hotsite fundacaorepublicana.org.br/mulher. Já para a versão presencial, é necessário acessar o formulário específico.

Apenas dirigentes do PRB podem solicitar o curso itinerante para os estados da Federação – o que exige logística maior por parte da FRB. No formulário de solicitações constam todos os requisitos necessários. A página pode ser acessada aqui.

A primeira turma presencial será em Brasília, no dia 14 de maio, às 9h. Já as inscrições para a primeira turma on-line serão encerradas no dia 2 de junho e, as aulas, iniciadas no dia 9 de junho.

Por Suellen Siqueira – Ascom FRB / Fotos: Douglas Gomes – Liderança do PRB
Com informações de Mazé Rodrigues, Ellen Fernandes e Eulla Carvalho

Confira a Galeria do Fotos AQUI.

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest