Fundação Republicana lança curso específico para idosos

Formação abrangerá políticas públicas e esclarecimentos sobre o Estatuto do Idoso

Publicado em 7/10/2016 - 00:00 Atualizado em 8/6/2020 - 10:34

Brasília (DF) – Com o objetivo de promover debates a respeito da efetivação de políticas públicas para idosos e avanços conquistados com a promulgação da lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que estabeleceu a criação do Estatuto do Idoso, a Fundação Republicana Brasileira (FRB), realizará, no próximo sábado (8), curso com tema “Idosos que não envelhecem”. A aula receberá integrantes do movimento social PRB Idoso, do Distrito Federal e Entorno, e moradores da comunidade.

O curso será ministrado, na sede da instituição, às 9h, pelo doutor em Ciência Política Leonardo Barreto e pela advogada Cristiane Britto. A iniciativa é fruto de uma proposta da presidente da Fundação, Telma Franco, em parceria com o coordenador nacional do PRB Idoso, Ricardo Quirino, e com o subcoordenador Ferrari Júnior, que estarão presentes no evento.

Enquanto a população de jovens reduziu consideravelmente nos últimos anos, a quantidade de idosos cresceu e passou a representar 10,8% do povo brasileiro – o equivalente a mais de 20,5 milhões de pessoas com 60 anos de idade ou mais. Os dados são do último senso realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, e apontam para uma novo período: em breve seremos um país de terceira idade. Estima-se que, em 2025, o Brasil terá pelo menos 32 milhões de pessoas idosas e alcançará a sexta colocação mundial entre os países mais longevos.

Para fortalecer a conscientização social a respeito dos temas essenciais para a valorização da pessoa idosa, a FRB tem investido em projetos que auxiliam esse público na busca da garantia de suas necessidades, para uma vida digna, justa e de qualidade. Um exemplo disso é a parceria entre a entidade e o movimento social na realização do primeiro encontro nacional do PRB Idoso, ocorrido em junho deste ano.

Texto: Suellen Siqueira / Ascom – FRB, com informações do IBGE
Foto: Divulgação

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend