FRB realiza formatura de alunos dos cursos de idiomas

Cursos ministrados gratuitamente por instrutores nativos certificaram estudantes na capital federal

Publicado em 3/4/2017 - 00:00 Atualizado em 5/6/2020 - 19:48

Brasília (DF) – A Fundação Republicana Brasileira (FRB) realizou, na sexta-feira (31), a formatura das turmas de idiomas. Os formandos das classes de inglês e espanhol de 2016 foram certificados pela instituição – que disponibiliza o serviço gratuitamente para a comunidade desde 2011. A cerimônia reuniu autoridades, instrutores, convidados, colaboradores e voluntários numa festa descontraída, custeada com o patrocínio de empresas parceiras.

frb-realiza-formatura-de-alunos-dos-cursos-de-idiomas-foto-carlos-gonzaga-03-04-17-03Segundo a presidente da FRB, Telma Franco, existe um motivo importante para realizar o trabalho, uma vez que nenhuma outra entidade fundacional oferece aulas de idiomas. “Amamos, respeitamos as pessoas e sabemos das dificuldades de acesso à educação de qualidade. Investimos para que o serviço seja de excelência e sem custos, pois trabalhamos com foco em cidadania e responsabilidade social. Contamos com o apoio incondicional das lideranças do PRB e estamos muito felizes com os resultados alcançados. Agradeço aos estudantes pela confiança e parabenizo cada um pela conquista”, disse.

O vice-presidente da FRB, Evandro Garla, destacou o empenho da primeira mulher a conquistar a presidência, recém-eleita para os próximos dois anos de mandato. “Com certeza cada detalhe desse evento foi pensado e acompanhado de perto pela presidente Telma. Ela é a primeira a chegar ao trabalho e a última a sair, e se dedica com muita perseverança. Por este motivo, nosso presidente licenciado do PRB e atual ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, tem confiado e incentivado ainda mais as atividades da Fundação”, declarou.

Durante discurso em nome dos estudantes, o orador Paulo Andrade emocionou o instrutor Rabiu Rufayi, natural de Gana, ao proferir agradecimentos em português e inglês. “Ter proficiência num idioma não é tarefa fácil. Desta forma, a FRB surgiu como uma janela de oportunidades para contribuir com a qualificação e o aperfeiçoamento de cidadãos. O acesso ao aprendizado é transformador e nos possibilitou vislumbrar que, com o conhecimento de uma língua estrangeira, o mundo fica bem melhor”, apontou.

Em homenagem ao instrutor de espanhol, o cubano Mario Enrique Rodriguez, a estudante Suzany Pereira Bueno explicou como soube da iniciativa. “Para ser sincera, não tinha expectativa alguma. Decidi fazer o curso apenas para acompanhar minha mãe. Com o passar do tempo, tomei gosto pelo idioma, me entrosei completamente com a turma e com o professor. Hoje, me sinto muito feliz e realizada por ter aproveitado a oportunidade. Ao Mario, nosso ‘maestro’, atencioso e divertido como ele só, meu agradecimento em nome de todos os colegas”, concluiu.

O deputado distrital Julio Cesar (PRB-DF) foi paraninfo da cerimônia e acompanhou o momento dos certificados, entregues pelos instrutores Rabiu e Mario. “Ver cada sorriso aqui hoje também é para nós motivo de muita alegria. Me sinto honrado por ser paraninfo. Acredito na educação como porta de entrada para um futuro melhor e mais promissor. E não poderia deixar de desejar sucesso aos estudantes que se dedicaram e chegaram até aqui”, disse o parlamentar.

O mediador social Martins Machado, que atua com aconselhamento e acompanhamento familiar no Distrito Federal, foi convidado pela FRB a homenagear aos familiares dos formandos. “A família é o elo de força onde estão firmadas nossas raízes. No seio familiar damos nossos primeiros passos de aprendizado para a vida e somos guiados pelo exemplo. A conquista de um certificado, diploma ou graduação, é também a conquista de toda a família. Às famílias aqui presentes e a todas as famílias do nosso Brasil, os sinceros agradecimentos da FRB”. As estudantes Maria José Santana e Suzany Pereira – mãe e filha respectivamente – alunas de espanhol, receberam uma placa representando todas as famílias.

Ao final da solenidade, os formandos receberam uma chuva de prata e muitos aplausos. Os estudantes foram direcionados para os ambientes da festa. Todos os custos dos serviços como decoração, equipamento de som e sonoplastia, comidas e bebidas, identidade visual do evento e até figurinos, foram patrocinados por empresas parceiras da FRB.

Texto: Suellen Siqueira / Ascom – FRB
Fotos: Carlos Gonzaga / Ascom – FRB

Confira AQUI  a Galeria de Fotos.

 

Reportar Erro
Send this to a friend