FRB realiza Curso de Política no Riacho Fundo

03_07_13_destaque01_frb_realiza_curso_de_politica_no_riacho_fundo

 

Riacho Fundo (DF) – O Curso de Política chegou ao Riacho Fundo I. Pela primeira vez a cidade recebeu a equipe da Fundação Republicana Brasileira. A aula foi realizada no centro da cidade, para 30 alunos, na tarde do último sábado, dia 29. O presidente Mauro Silva, especialista em Gestão Pública, falou sobre as Dez Lições do Republicanismo e contou com a presença do vice-presidente da instituição e deputado distrital Evandro Garla.

O presidente apresentou aos moradores o trabalho realizado pela Fundação, por meio dos cursos de idiomas oferecidos na sede, e o de Política, que percorre DF e estados. Além disso, explicou sobre os movimentos sociais e setoriais do PRB e a atuação do Núcleo de Estudos e Pesquisas – NEP, que auxilia o trabalho dos 15 coordenadores nacionais. Cidadania, direitos sociais, políticos e civis, democracia, participação popular, políticas públicas, entre outros temas, foram abordados.

“Hoje temos um cenário de conquista em muitos aspectos. Isso aqui é fruto de muita luta. Há 40 anos, por exemplo, eu não poderia estar aqui, reunido com vocês debatendo política”, enfatizou Silva. Assuntos atuais como aplicação das verbas públicas em grandes eventos esportivos, insatisfação do povo, protestos pelo Brasil e reforma política entraram no debate.

Os alunos foram convidados a apontar os três principais problemas da cidade e, em grupos, pensaram em possíveis soluções para cada um deles. Entre as principais reclamações destacaram-se a má qualidade e atendimento do serviço de saúde pública, falta de creches comunitárias, além do transporte ineficiente, com poucas linhas e horários para atender à demanda.

 Impressões

“Foi muito bom. Vim convidado por um amigo e agora quero levar o curso para o Recanto das Emas também, se possível. É simples, de fácil entendimento e aborda temas importantes. Atendeu muito às expectativas” – Irenilson Elísio Bezerra, morador do Recanto das Emas, convidado.

“Achei muito bacana. Cheguei com um pensamento e estou saindo com outro. Pra mim política era só votar, escolher alguém pra nos representar e pronto. Agora aprendi muito a respeito e me interessei mais. Superou minhas expectativas” – Keiliane Costa, estudante.

“O conteúdo foi bem passado e acho que esse é um trabalho necessário. Vários outros cursos como esse deveriam ser realizados. As pessoas precisam de mais esclarecimento sobre o tema e muitas vezes não têm. É importante ser ativo, entender a política do nosso país” – Mariluce Almeida Maciel, servidora aposentada da Secretaria de Saúde.
“Foi ótimo, inspirador, inclusive. Expandir esse entendimento de que aprender sobre política é importante para realmente alcançar a democracia é essencial. Além de abrir os olhos para que as pessoas identifiquem os problemas, também contribui para que elas aprendam a agir pela mudança. A presença do deputado Evandro Garla também foi importante, pois o povo precisa se sentir ouvido” – Júnior Nunes, estudante.

“Mais que ouvir sobre as 10 lições, os participantes puderam propor soluções para os problemas da cidade. Isso é um mecanismo para que elas aprendam a exercer a cidadania. Foi muito interessante” – Fábio Vidal, estagiário de Ciências Políticas da FRB.

Texto e fotos: Suellen Siqueira

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest