FRB promove palestra de conscientização ao câncer de mama

FRB promove palestra de conscientização ao câncer de mama

A palestra foi realizada na sede da FRB, em Brasília (DF), e contou com a participação de alunos, colaboradores da instituição e público externo

Brasília (DF) – A Fundação Republicana Brasileira (FRB), em parceria com o Instituto de Câncer de Brasília (ICB), promoveu gratuitamente na tarde desta segunda-feira (17), uma palestra de conscientização e prevenção ao câncer de mama. A iniciativa partiu da presidente da instituição Telma Franco devido ao apoio à campanha internacional Outubro Rosa. A palestra foi realizada na sede da FRB, em Brasília (DF), e contou com a participação de alunos, colaboradores da instituição e público externo.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele. A doença também atinge homens, porém é raro. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), em 2015 a estimativa era de 57.120 novos casos. Em 2016, estima-se que esse número chegue a 57.960, ou seja, haverá um aumento de 840 casos (ou de 1.48%).

Para Marli Peixoto, mestre em Ciências Médicas do (ICB), a melhor forma de se prevenir contra a doença é ter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos e fazer exames periódicos anualmente. “É importante fazer a mamografia e também o autoexame. Assim que a mulher identificar qualquer nódulo, dor, incômodo ou indisposição, é aconselhável que a pessoa procure orientações médicas para evitar problemas futuros. O câncer de mama diagnosticado precocemente pode salvar vidas”.

Durante a palestra foram apresentados dados atualizados como os fatores de risco de se adquirir a enfermidade, sendo o primeiro a alimentação (35%), seguido do tabagismo (30%) e da exposição excessiva ao sol (7%). Foram reveladas dicas a respeito de alimentos nocivos à saúde, como enlatados, defumados, embutidos e preservados em sal. A palestrante também alertou sobre a valia da prática de exercícios físicos. “A chance de um câncer ser hereditário é em média 3%, enquanto a chance do adquirido é de 90%. Ninguém está livre dessa estatística, o que previne é o estilo de vida que cada um adota”, declara Marli.

Telma Franco é a primeira mulher a presidir a FRB, e para a líder, a orientação sobre o assunto é primordial para a saúde pública. “Tivemos essa iniciativa visando enaltecer a campanha e trazer essas informações para os nossos colaboradores, já que a maioria é composta por mulheres, as maiores afetadas pela doença. Prevenção é o melhor caminho”.

“É muito importante que as pessoas tenham esse tipo de conhecimento, com isso podemos evitar e detectar a doença ainda no início. A palestra foi enriquecedora e eu vou levar esse conhecimento para minha família e principalmente pros meus amigos, pois eu nem sabia que homem poderia ter câncer de mama”, destacou a aluna do curso de inglês, Beatriz Maciel.

Texto: Eulla Carvalho / Ascom – FRB
Foto: Carlos Gonzaga

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest