FRB inova e lança Curso de Política específico para os idosos

FRB inova e lança Curso de Política específico para os idosos

A iniciativa é fruto de estudos realizados pela instituição, que percebeu a necessidade de promover debates sobre políticas públicas mais eficazes

Brasília (DF) – Com o tema “Idosos que não envelhecem”, a Fundação Republicana Brasileira (FRB), lançou na manhã do último sábado (08/10), um curso exclusivo para o público idoso. A iniciativa é fruto de estudos realizados pela instituição, que percebeu a necessidade de promover debates sobre políticas públicas mais eficazes. Segundo dados do IBGE, em 2050, a população idosa no Brasil chegará a 30%, e o país entrará para o grupo de nações envelhecidas. A FRB se preocupou ainda, em trazer esclarecimentos sobre o Estatuto do Idoso.

Segundo o doutor em Ciência Política Leonardo Barreto, é essencial se atentar às características da população idosa na sociedade atual. “É importante identificar quais são os principais desafios a se enfrentar e no que temos que pensar em termos dessas novas faces que a sociedade vai assumir ao longo do tempo”, lembrou.

telma-franco-frb-ricardo-quirino-curso-para-idosos-foto2-carlos-gonzaga-10-10-16Para o coordenador nacional do PRB Idoso, Ricardo Quirino, a discussão do envelhecimento da sociedade é importante: “Precisamos quebrar de uma vez esse preconceito e o paradigma de que a população idosa significa peso, cansaço e alguma coisa degenerativa. O idoso contemporâneo é participativo”, afirma.

A advogada Cristiane Britto detalhou minuciosamente o Estatuto do Idoso e conscientizou sobre direitos que não são efetivados por falta de conhecimento. “Procurei trazer para eles a jurisprudência atual, principalmente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que tem concedido indenizações de valores consideráveis em favor dos idosos. A responsabilidade dos familiares se sobrepõe. Eles têm de saber que são responsáveis criminalmente por omissão, por ação e por maus-tratos, que podem ser físicos, financeiros, patrimoniais, psicológicos ou de qualquer outra natureza”, ressaltou.

A presidente Telma Franco destacou a necessidade de otimizar a qualidade dos serviços ao público da terceira idade. A líder frisou ainda sobre a conscientização do respeito: “Mais de 80% dos casos de violência contra idosos são praticados dentro da própria casa. Isso prova que a sociedade não está preparada para lidar com as pessoas da melhor idade. E elas fazem parte da geração do futuro do país”.

O subcoordenador nacional do PRB Idoso, Ferrari Junior, agradeceu a FRB pela parceria. “Desde já agradeço a Fundação. O curso foi de excelência e os temas discutidos foram de grande valia para o nosso movimento. Hoje saímos daqui mais conscientes”.

“Eu aprendi bastante, vou colocar em prática esse aprendizado. Foi maravilhoso. Coisas que não sabia sobre os direitos do idoso, fiquei sabendo. Eu agradeço muito por essa oportunidade. Em outros tempos o idoso era muito desprezado e deixado de lado. Hoje me sinto gente, me sinto uma pessoa porque tenho aprendido bastante e espero aprender mais”, afirma Lindaura Souza, 79 anos.

Aos 81, dona Alzira da Conceição continua motivada e com uma vida ativa. “Não paro, procuro sempre fazer alguma coisa. Esse curso pra mim foi muito importante, pois vários detalhes abordados pela advogada sobre os meus direitos eu não sabia e a partir de hoje vou exercer”.

Texto: Eulla Carvalho / Ascom – FRB
Fotos: Carlos Gonzaga

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest