FRB e PRB lançam 2ª edição da campanha de arrecadação de livros para comunidades carentes

Em 2015, a iniciativa beneficiou moradores do DF com livros infanto-juvenis, acervo bibliográfico e treinamento de auxiliar de biblioteca

Publicado em 2/12/2016 - 00:00 Atualizado em 5/6/2020 - 19:39

Brasília (DF) – Lançada na manhã desta quinta-feira (1º), pelo presidente nacional interino do PRB, Eduardo Lopes, a segunda edição da campanha “Doe Livros – Ajude a Escrever um Futuro Melhor”. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Republicana Brasileira (FRB) e a Liderança do PRB na Câmara dos Deputados – que só no ano passado arrecadou mais de 10 mil títulos – que beneficiaram uma biblioteca pública e o projeto Mala do Livro do Distrito Federal. Em 2016/2017 o objetivo é superar a arrecadação e atender mais escolas públicas das cidades-satélites.

Eduardo Lopes destacou que o contato com os livros pode transformar a realidade das pessoas. “É uma iniciativa maravilhosa. Acho de extrema importância oportunizar a pessoas carentes o acesso à leitura. Costumo frisar, sempre que faço palestras a jovens, a necessidade de investir em estudo e enriquecer o conhecimento. E o livro é uma ferramenta muito relevante. Se eu der cem tijolos a uma pessoa, ela construirá um muro, uma parede. Mas se der a ela conhecimento, construirá uma vida. Também vou participar e doar todos os livros que eu puder”, disse.

frb-eduardo-lopes-prb-lancamento-campanha-doacao-livro-foto3-douglas-gomesSegundo a presidente da FRB, Telma Franco, a campanha nasceu do desejo de contribuir para que espaços educativos, sem acervo e pouco atrativos se tornassem um ambiente de leitura agradável para crianças e jovens. “Despertar o interesse pela educação é uma porta para incentivar o desenvolvimento intelectual. Além de arrecadar e doar os livros, também ministramos o curso de auxiliar de biblioteca, para que funcionários do local ou pessoas da comunidade aprendam a organizar e cuidar dos livros”, explicou. Já para a chefe de gabinete da Liderança do PRB e apoiadora do projeto, Tiana Maria da Silva, “a campanha retrata a preocupação da Fundação Republicana Brasileira com o futuro das nossas crianças”.

frb-eduardo-lopes-prb-lancamento-campanha-doacao-livro-foto2-douglas-gomesO deputado federal Roberto Alves (PRB/SP), presidente da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, da qual a FRB é parceira, lançou recentemente a revista “Robertinho e sua turma”. De maneira lúdica e educativa, a publicação promove a conscientização contra a violência sexual de menores. “É muito importante que as nossas crianças tenham gosto pela leitura, que tira dúvidas e esclarece muito sobre vários assuntos. Parabenizo a FRB por essa atitude. A arrecadação do ano passado já teve resultados muito positivos. Contem comigo para o que for preciso. Aproveito para enfatizar a atuação de Telma Franco, que tem sido uma excelente presidente”, declarou. Participou do lançamento ainda, o deputado federal Jony Marcos (PRB/SE).
A campanha

A arrecadação de livros infanto-juvenis, de literatura e gibis, será feita nos pontos de coleta localizados nas entradas dos anexos I, II, III e IV da Câmara dos Deputados, de segunda a sexta-feira, no horário de expediente. O recolhimento, seleção e higienização dos livros fica por conta da FRB que, ao final da campanha, escolherá a biblioteca comunitária ou colégio público que receberá as doações.

Texto: Suellen Siqueira / Ascom FRB
Fotos: Douglas Gomes / Liderança do PRB na Câmara

Confira a Galeria de Fotos.

Reportar Erro
Send this to a friend