Curso de Política da FRB movimenta pré-feriado na capital federal

Participantes de diversas cidades do DF debateram sobre a política atual.

Publicado em 3/11/2015 - 00:00 Atualizado em 8/6/2020 - 16:15

Brasília (DF) – Universitários, militantes do PRB Juventude e moradores de várias cidades do Distrito Federal, reuniram-se no último sábado (31) para aprender, trocar informações e debater a respeito da política na sede da Fundação Republicana Brasileira (FRB). 42 pessoas inscritas na secretaria da instituição participaram da aula ministrada pelo cientista político André Jácomo. Todas receberam certificado.

curso-de-politica-da-frb-movimenta-pre-feriado-na-capital-federal-foto-carlos-gonzaga-03-11-15-03A pedido do professor, os alunos expuseram o que pensavam a respeito da política. No primeiro momento, palavras negativas como corrupção e roubalheira tiveram destaque. Após debate acalorado, André explicou: “Nossa insatisfação é legítima, mas enquanto tivermos uma relação truncada com a política, as coisas não vão funcionar de uma forma interessante. Não existe sociedade perfeita e classe política ruim. Uma é reflexo da outra. Devemos entender que as mudanças que queremos dependem muito da nossa participação, do nível de engajamento e da energia que depositamos”.

Para Antônio Luís Silveira, de 33 anos, “o debate foi bastante proveitoso, a participação das pessoas também, o grupo bem engajado. Acho que o professor soube trabalhar em cima das dúvidas e dos problemas que foram apontados. Com certeza supriu minhas expectativas. No início, as pessoas demonstraram certo repúdio em relação à política, e depois, foram percebendo o quanto estamos inseridos nela. Com o andamento do curso cada um foi entendendo seu papel”, enfatizou o professor de Filosofia e artes marciais.

curso-de-politica-da-frb-movimenta-pre-feriado-na-capital-federal-foto-carlos-gonzaga-03-11-15-01Segundo Érica Vanessa Santos, 33 anos, o foco da aula foi a importância da participação. “Gostei muito do curso. A política é um bom tema a ser abordado. Muitas pessoas confundem a política com o político. A política é boa, se ela for exercida de forma correta e por pessoas corretas, pode fazer muita diferença. Se apenas ficarmos na posição de críticos, nos perguntarmos como vai mudar e não fizermos nossa parte, tudo permanecerá igual”, concluiu a estudante de Relações Internacionais.

O presidente da FRB, Paulo Cesar Oliveira, encerrou o curso de política com um agradecimento. “Estou muito impressionado com o debate e a participação de todos vocês. Muito bom tê-los conosco. Aqui, nós acreditamos no seu potencial como cidadãos e como multiplicadores dos conceitos discutidos. Espero que encontrem meios de propagar esse conteúdo”, destacou.

 

Texto: Suellen Siqueira / Ascom – FRB
Fotos: Carlos Gonzaga / Ascom – FRB

 

Reportar Erro
Send this to a friend