Curso de Lideranças Femininas: 1ª turma debate o papel estratégico da mulher

 

Curso de Lideranças Femininas: 1ª turma debate o papel estratégico da mulher

60 pessoas assistiram à aula sobre a importância da liderança feminina nos diversos setores sociais

 

Brasília (DF) – A primeira edição presencial do Curso de Lideranças Femininas da Fundação Republicana Brasileira (FRB), foi realizada na manhã de sábado, 14, na sede da instituição. 60 pessoas, de diversas partes do Distrito Federal, assistiram às explanações no auditório José Alencar. “Quando a gente muda o pensamento, muda também o status quo”. Com essa declaração, a professora Daniela Rabello, responsável pelo curso, iniciou a aula.

A cientista política levantou questões de relevância para a mulher moderna, como a necessidade de abandonar o sentimento de culpa ao trabalhar fora – uma realidade constante no meio feminino. Durante a classe, também foi destacada a urgência em otimizar a administração de tempo, delegando tarefas no lar, dividindo de forma justa as atividades na família.

Segundo Daniela, “liderança nada mais é do que a capacidade de influenciar pessoas. O bom líder é aquele que, além de disseminar, orientar, está junto com os liderados, em campo, trabalhando”. Especificamente sobre a liderança feminina, enfatizou: “Nós formamos a sociedade. E se temos conhecimento, formamos ainda melhor. Somos ferramentas de transformação”.

A comunicóloga exibiu estatísticas que comprovam a disparidade ainda existente entre a realidade de homens e mulheres, apontou as razões da construção social que sobrecarrega mães de família e convidou a todos para uma reflexão de que, para uma sociedade igualitária, todos precisam trabalhar juntos, sem uso de discurso de ódio ou segregação.

Dados sobre a mulher em sociedade foram apresentados. Pesquisas apontam contrastes entre a população feminina no Brasil, seu tempo de estudo, sua responsabilidade pelo sustento integral de boa parte dos lares, e sua representatividade nos espaços públicos de decisão, por exemplo.

frb-prb-primeira-turma-curso-liderancas-femininas-foto2-carlos-gonzaga-16-5-2016A aula foi desenvolvida de forma interativa, com a proposta de quebrar o tabu de que mulheres não podem liderar, além de discorrer sobre fatos históricos que moldaram a sociedade ao longo do tempo, resultando na conhecida desigualdade de gênero, que atualmente é combatida em movimentos sociais.

Todos os presentes foram convidados a participar do curso on-line, que possui vasto conteúdo e noções estratégicas, que encorajam o espírito de liderança. Ao finalizar o curso, Daniela destacou: ”Agora você já tem o poder nas mãos. Transforme. Dissemine. E pense: o Brasil é a nossa casa, e devemos cuidar dele como cuidamos de nossos lares. O que eu quero enquanto cidadão?”.

Impressões

“Aprendi muito sobre a parte do homem, às vezes, ter um certo preconceito em relação à mulher ter uma liderança. Achei bem legal o curso. Vou respeitar mais as mulheres no trabalho, em casa mesmo, como a minha mãe. Respeitar mais a forma de administrar” – Thiago Bastos, 22 anos, autônomo.

“Quando fui convidada para assistir o curso, fiquei pensando: ‘se a mulher tem esse papel de liderar algo, então vou assistir essa aula para saber o que é essa liderança’. E quando a professora começou a explicar aqui, percebi que é muito mais do que eu imaginava. A mulher tem muito poder, é líder mesmo. Gostei bastante da aula, minhas expectativas foram superadas além do que pensei”. – Uliene Henrique Gama, 39 anos, artesã.

“Achei o curso de grande valia. A gente chega com uma visão totalmente diferente. O que nos é passado no curso, a gente consegue levar não só para a nossa vida profissional, mas para casa também, até em relação à divisão de tarefas, o cuidado com a família. No âmbito profissional, notamos que ainda há preconceito em relação à mulher liderar. E a mulher é muito capaz, consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo. Esse curso mostrou que realmente somos capazes e podemos acabar com o preconceito”. – Nithia Nanda de Souza, 30 anos, administradora.

O curso 

O Curso de Lideranças Femininas presencial tem o conteúdo resumido. E assim como na opção on-line, é dividido em três partes: História, uso do tempo e curso de política. Todos os participantes podem emitir o certificado, com carga horária de 4h, por meio do portal da instituição, após contato com a secretaria de cursos. E recebem senha para download do livro de estudos. Já a versão a distância, mais densa, apresenta 20 vídeo-aulas, sugestões de filmes, documentários e bibliografias complementares, além de tutoria especializada. As aulas da primeira turma on-line serão iniciadas no dia 9 de junho. O serviço é gratuito. Para conferir como foi o evento de lançamento da proposta, clique aqui.

Texto: Suellen Siqueira e Ellen Fernandes / Ascom – FRB
Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest