Capixabas marcam presença no Curso de Lideranças Femininas da FRB

Cerca de 80 mulheres participaram de palestra ministrada pela cientista política, Daniela Rabelo, que abordou temas sobre o empoderamento feminino

Publicado em 19/7/2017 - 00:00 Atualizado em 4/6/2020 - 00:12

Linhares (ES) – No sábado (15), a coordenadora estadual do PRB Mulher no Espírito Santo, Marilene Ramos, reuniu cerca de 80 mulheres no auditório da Escola Estadual do Ensino Médio em Linhares (ES), para o Curso de Lideranças Femininas, iniciativa da Fundação Republicana Brasileira (FRB). A formação teve como palestrante a comunicóloga e cientista política Daniela Rabello, que levou para as republicanas abordagens que tratavam sobre o empoderamento feminino.

“Com esse evento, forneci às mulheres o que de melhor elas podem ter: conhecimento. Saber que eu colaborei para que as pessoas saíssem de lá mais motivadas e com o objetivo de fazer mais pelo nosso gênero e por toda a sociedade foi gratificante”, afirmou Marilene.

Por que as mulheres não gostam de política?

Durante o evento, Daniela Rabello mostrou para as mulheres a importância de elas se envolverem e estarem presentes na política. “Se a gente não participar, alguém vai lá fazer as escolhas por nós”. A palestrante mostrou às republicanas que a política não é complexa, mas sim que está presente em nosso dia a dia em situações simples.

Daniela também provocou debates entre as mulheres sobre quais seriam os principais motivos de não estarem interessadas pela política. “Não estou aqui para trazer nenhuma novidade. Todos os dados que apresento a vocês é para que possam entender a nossa realidade. O estudo é norteado pelo resultado de muita pesquisa”, contou.

Um dos objetivos do curso é plantar uma semente em cada uma delas, para que essas mulheres possam sair da formação distribuindo argumentos que mudem a visão de que mulher não tem que se envolver com política. A dona de casa Patricia Tetzlaff garante que ao sair dali estava pronta para discutir mais sobre o verdadeiro lugar da mulher e a importância desta no parlamento. “O conteúdo fornecido pelo curso é muito relevante. Sairemos daqui com mais base para falar sobre os problemas da falta das mulheres no meio político e o porquê de não se estarem mais envolvidas no assunto”, relatou.

A cientista política mostrou-se orgulhosa da iniciativa do PRB e da FRB de promoverem e apoiarem ações como o curso. “Foi um prazer enorme estar aqui em Linhares participando e desenvolvendo políticas para as mulheres. Aqui o diferencial foi a apresentação de projetos importantes para o município, mostrando o que eu trouxe para elas durante o curso: que nós podemos liderar e acreditar em nossos sonhos”, finalizou a palestrante.

Índios marcam presença no evento do PRB Mulher

A coordenadora do estado capixaba fez um convite especial à tribo indígena do município de Aracruz (ES), que contribuiu com trocas de informações culturais. “O direito à informação sobre política é de todos. Eu vi neste curso uma forma de ajudar também no empoderamento da mulher indígena. Aqui no PRB ajudamos a todos”, disse Marilene.

A índia Valdirene Pereira do Rosário Santos, líder de aldeia de etnia tupiniquim, está sempre à procura de informações para lutar pelos direitos indígenas. “O meu objetivo é ver a mulher índia não sofrer discriminações na sociedade, porque a realidade é que somos todos iguais”, afirmou.

Também estiveram no evento Rosana Ribeiro, secretária executiva nacional do PRB Mulher, que representou a coordenadora nacional do PRB Mulher, Rosangela Gomes; o vice-presidente estadual do PRB (ES), Jocelino Ferreira Fraga; o vereador Jean Menezes (PRB); o presidente do PRB de Vila Velha (ES), Fernando Mendonça, e o diretor geral do Procon em Linhares, Geraldo Benedito Roza.

Texto e fotos: Priscila Praxedes / Ascom – PRB Mulher Nacional
Edição: Ellen Fernandes / Ascom – FRB

Confira a Galeria de Fotos

 

Reportar Erro
Send this to a friend