“Desde que assumi o partido em 2009, a gente vem trabalhando para ter esse crescimento”, diz Manuel Marcos

manuel-marcos-prb-acre-foto1-arquivo-pessoal

“Agora, com a eleição do federal, o PRB Acre passou a ser uma estrela que brilha e todo mundo quer estar perto dela”, afirma Manuel Marcos.

 

A simplicidade e a fala mansa são características marcantes desse acriano que faz história ao eleger, pela primeira vez, um deputado federal e um deputado estadual pelo PRB Acre: Manuel Marcos, presidente regional da legenda no estado. O segredo desse sucesso? Ele afirma com toda convicção ter sido a confiança depositada pelo presidente nacional do partido Marcos Pereira, ao perceber o potencial do estado. “Ele foi uma pessoa que acreditou no nosso trabalho, acreditou no nosso projeto, acreditou que nós, do PRB Acre, teríamos condições de entregar ao partido um deputado federal”.

Manuel Marcos também faz questão de deixar claro que o PRB Acre nunca serviu ao seu bel-prazer ou muito menos como “partido de gaveta”. Segundo ele, as pessoas já perceberam que o partido faz política com seriedade e começou a chamar a atenção. “Já tem pessoas nos procurando, colocando o nome à disposição para prefeito e para vereador.

A pouca estrutura durante toda a campanha não foi uma barreira para impedir a vontade de vencer nas urnas. O líder acriano até brincou ao relembrar tantas dificuldades enfrentadas. “Fiz a campanha como se fosse a minha. Peguei até uma corzinha a mais (risos)”.

 

Confira abaixo a íntegra do bate-papo com a Agência PRB Nacional.

 

Agência PRB Nacional – A primeira pergunta não poderia ser diferente: qual foi o diferencial para eleger o primeiro deputado federal e a primeira deputada estadual do PRB Acre?

Manoel Marcus – De tudo o que fizemos aqui, do nosso trabalho, do nosso esforço, de nada adiantaria se não tivéssemos a confiança do nosso presidente nacional, Dr. Marcos Pereira. Ele foi uma pessoa que acreditou no nosso trabalho, acreditou no nosso projeto, acreditou que nós, do PRB Acre, teríamos condições de entregar ao partido um deputado federal. A gente agradece muito. A nossa maior felicidade hoje foi ter feito um deputado federal? Foi. Mas a nossa maior alegria ainda foi o nosso presidente ter confiado no PRB acreano e por ele ter nos dado essa condição de contribuir com o crescimento do partido.

 

Agência PRB Nacional – Qual foi a estratégia?

Manoel Marcus – Desde o início, a gente assumiu esse desafio, essa missão que foi dada pelo nosso presidente nacional Marcos Pereira, para contribuir com o crescimento do partido a nível nacional. Então fizemos o convite ao Alan Rick, que já estava filiado em outro partido. Falamos dos projetos do PRB e dissemos que, por mais que fosse um partido pequeno à época, nós podíamos crescer, tanto que hoje somos o terceiro maior partido da Frente Popular do Acre (composta por quatorze legendas). Com isso, o PRB quebra um tabu na política acreana, que é o fato de um partido pequeno, ou nanico como eles chamam aqui, eleger um deputado federal, porque só os partidos grandes conseguiam eleger.

As alianças que fizemos foram fundamentais durante toda a campanha. O Alan é evangélico e jornalista, e recebemos o apoio de vários segmentos. Ele começou a fazer reuniões com empresários, trabalhadores, tivemos a adesão de colônias de pescadores e o apoio maciço da militância. Não paramos um momento sequer, principalmente na última semana, quando intensificamos nossos esforços. Eu, particularmente, fiz a campanha como se fosse a minha. Peguei até uma corzinha a mais (risos).

Tivemos uma campanha com pouca estrutura e lutamos contra grandes máquinas, estruturas de governos direcionadas a certos candidatos que eles queriam eleger, e nós, com um acerto político do governo e o que a nossa nacional nos proporcionou, conseguimos chegar ao final dessas eleições vitoriosos.

 

Agência PRB Nacional – Como o senhor acompanhou a aceitação do nome de Alan Rick durante a campanha? O senhor teve acesso a pesquisas eleitorais?

Manoel Marcus – Sim, nós tivemos acesso a várias pesquisas e elas sempre mostravam o Alan Rick muito bem avaliado pelo eleitorado. A gente sempre estava brigando por uma vaga, sempre aparecia em segundo na coligação e em quarto lugar no geral.

manuel-marcos-regilene-mesquita-alan-rick-dra-julina-prb-acre-foto-facebook-manuel-marcos

Da dir. p/ esq.: Presidente PRB Acre, Manuel Marcos; o deputado federal eleito, Alan Rick; a deputada estadual eleita, Dra. Juliana; e a coordenadora estadual PRB Mulher Acre, Regilene Mesquita.

 

“Enquanto todo o Brasil já tinha os seus deputados federais eleitos, nós estávamos aqui sofrendo porque as últimas urnas ainda faltavam ser apuradas, por causa do fuso horário. Mas ao final, conseguimos fazer o federal e ainda ficamos com a primeira suplência da coligação.”

 

Agência PRB Nacional – Quais os planos do PRB para o futuro?

Manoel Marcus – Estamos trabalhando na reeleição do governador Tião Viana e já conversamos sobre a participação do partido dentro da gestão do governador. Mas agora o nosso projeto é 2016. Queremos fortalecer o partido nos municípios para elegermos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores e aumentar a presença do PRB no estado. Com um deputado federal, vamos também começar a trazer outras pessoas para o partido. Já tem pessoas nos procurando, colocando o nome à disposição para prefeito e para vereador. Agora, com a eleição do federal, o PRB Acre passou a ser uma estrela que brilha e todo mundo quer estar perto dela.

 

Agência PRB Nacional – Então o partido começou a chamar a atenção?

Manoel Marcus – Começou a chamar a atenção. Desde que assumi o partido em 2009, a gente vem trabalhando para ter esse crescimento. A gente não tem feito do PRB aqui no estado um partido de gaveta, ou seja, que coloca na gaveta e espera a outra eleição chegar. Não. Aqui, temos feito o que o nosso presidente Marcos tem orientado que é trabalhar para crescer o partido com uma política séria. E as pessoas têm visto isso, tem visto em nós, do PRB, tanto da minha parte como presidente, quanto do secretário Diego Rodrigues, do tesoureiro Wagner Oliveira, as pessoas veem em nós essa forma de fazer a política com seriedade, de levar ao interesse público a melhor política que puder e isso o PRB oferece. Eu sempre disse que o PRB é o novo e que vai trazer o novo para a política brasileira.

 

Agência PRB Nacional – O PRB Acre elegeu uma deputada estadual. Estava nos planos do partido eleger uma mulher?

Manoel Marcus – Sim, a gente sempre trabalhou para eleger. Sempre conversávamos com a coordenadora do PRB Mulher (Regilene Mesquita) e hoje o movimento está bem representado com a eleição de uma deputada estadual. Ficamos muito felizes em ter contribuído com isso. Nós tínhamos não só a Dra. Juliana, mas outras mulheres que também somaram com esse processo.

 

Agência PRB Nacional – Além do PRB Mulher, como deve ficar a questão dos Movimentos Sociais e Setoriais no Acre?

Manoel Marcus – O Alan Rick já tinha recebido um convite do deputado federal George Hilton (coordenador nacional do PRB Relações Internacionais e Mercosul) para assumir o movimento aqui no estado, e a Dra. Juliana é a coordenadora municipal do PRB Mulher na capital, Rio Branco. Também fizemos um trabalho de fortalecimento do PRB Juventude (com o coordenador Leandro Brasil). E o meu compromisso é, até o meio do ano que vem, fortalecer todas as alas do PRB no Estado do Acre, trazendo pessoas que venham ocupar esses espaços, mas não ocupar por ocupar, como diz o nosso presidente Marcos, mas que venham dar vida a essas alas porque é por meio delas que vão sair as militâncias, que vão sair novos nomes para o partido e é por meio delas, também, que as pessoas vão conhecer o PRB.

 

Texto: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional
Fotos: Arquivo pessoal

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest