“Vamos fazer uma administração de excelência”, diz prefeito de Guarantã do Norte (MT)

“Vamos fazer uma administração de excelência”, diz prefeito de Guarantã do Norte (MT)

“Vamos cumprir os compromissos e superar nosso plano de governo”, diz prefeito Érico Stevan

Guarantã do Norte (MT) – Recém-empossado prefeito de Guarantã do Norte (MT), o republicano Érico Stevan Gonçalves já começou a colocar em prática seu plano de governo. O objetivo é superar as metas e fazer uma administração de excelência. A cidade fica a 725 km de Cuiabá e recebeu diversos benefícios conquistados pelo atual gestor quando este exerceu os cargos de vice-prefeito (2009/2012) e de vereador (2013/2016).  É o caso das agências da Caixa Econômica Federal e do INSS, da reformulação e estruturação dos Correios em novo endereço e de 254 casas populares.

Érico é formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão Pública, além de ser presidente da Associação Comercial de Guarantã do Norte há 10 anos. Ele foi eleito prefeito em 2016 com 4.881 votos e, recentemente, assumiu o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia, composto por 11 municípios, com o objetivo de desenvolver projetos que garantam o progresso e a subsistência do setor produtivo, bem como realizar convênios entre estado e municípios. Como prefeito pretende dar atenção especial aos setores básicos, como saúde e segurança, e alavancar a infraestrutura.

Ele falou à Agência PRB Nacional sobre suas ações que, inclusive, já começaram a ser colocadas em prática.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Prefeito, a princípio nos diga por que escolheu o PRB?
Érico Stevan – O partido me chamou a atenção por ser uma sigla que não se envolve com escândalos, tem coerência e tem um firme compromisso com os interesses da população. Isso faz toda a diferença.

 

Agência PRB Nacional – Como foi o primeiro dia de trabalho?
Érico Stevan – A experiência como vice-prefeito e vereador nos deu tranquilidade para esse início. Começamos organizando a prefeitura, fazendo algumas mudanças e economias, como por exemplo, tirando secretarias de locais alugados. Realizamos um levantamento, já visitamos todos os Postos de Saúde da Família (PSF) e o hospital municipal e fizemos vistoria em obra da UPA. Começamos a resolver alguns problemas, como a aquisição de material de consumo, medicamentos.

 

Agência PRB Nacional – Qual a principal demanda do município?
Érico Stevan – A saúde é a nossa maior demanda. O hospital está em situação crítica e já estamos buscando uma solução. Fizemos uma compra direta de medicamentos e estamos buscando recursos financeiros para a construção de uma nova ala hospitalar. Temos um hospital público e outro particular e o objetivo é construir um novo hospital. Estamos atrás de recursos, indo à capital do estado procurar investimentos e também vamos economizar para podermos investir.

 

Agência PRB Nacional – O orçamento municipal para 2017 é de R$ 80 milhões. Este recurso é suficiente?
Érico Stevan – Apesar da necessidade de atrairmos investimentos, acredito que o recurso disponível no orçamento é suficiente para honrar os compromissos do município. Vamos conseguir aplicar da melhor forma possível.

 

Agência PRB Nacional – Como está a educação do município e o que o senhor pretende desenvolver nesta área?
Érico Stevan – Guarantã é a cidade que tem o 3º melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Mato Grosso. Vamos investir na qualificação e valorização dos nossos profissionais para melhorarmos ainda mais a qualidade do ensino.

 

Agência PRB Nacional – Seu plano de governo destaca investimentos na infraestrutura do município. Quais serão as medidas neste setor?
Érico Stevan – O município está despertando sua vocação agrícola. Estamos fazendo um levantamento para priorizarmos investimentos no setor e melhorar o escoamento da produção. Na primeira semana de fevereiro começa o ano letivo. Precisamos, portanto, investir na melhoria das rodovias na área rural que possui cerca de 2 mil quilômetros, com várias estradas de chão.

 

Agência PRB Nacional – Quais a principais atividades econômicas do município e como incentivá-las?
Érico Stevan – A cidade tem uma economia diversificada. Temos uma bacia leiteira bastante produtiva; a construção civil é muito forte – o que melhorou ainda mais com a chegada da Caixa Econômica Federal ao município; a lavoura é bem desenvolvida e em diversos assentamentos a agricultura familiar é bem intensa. A prefeitura possui patrulhas mecanizadas e vamos entregar às associações organizadas, para ajudar em suas produções agrícolas. A Secretaria de Desenvolvimento vai liberar uma retroescavadeira para trabalhar na área da aquicultura, já que hoje existe uma cooperativa que utiliza os locais onde se extrai o ouro, para a criação de peixe. A experiência teórica da minha formação em Ciências Contábeis e a prática dos mandatos que exerci será fundamental para desenvolver esse trabalho.

 

Agência PRB Nacional – Vai ser possível cortar gastos públicos na prefeitura de Guarantã do Norte?
Érico Stevan – Já iniciamos vários cortes, inclusive corte de pessoal, conseguindo reduzir em torno de 50% os cargos comissionados. Estamos reduzindo plantões, horas-extras, aluguéis da prefeitura. Tudo isso é justamente para investirmos o dinheiro no lugar certo. Estamos em tempos de crise, não sabemos quando ela acaba e já estamos nos garantindo.

 

Agência PRB Nacional – Prefeito, como será seu trabalho para contemplar os jovens?
Érico Stevan – Estamos fazendo um levantamento sobre locais públicos como praças, áreas de lazer, academias livres, e pensando em programas que atraem estes jovens. Estamos aderindo ao programa Guardiões, desenvolvido pela Polícia Militar justamente para tirar os jovens da ociosidade e trazer para dentro da administração. É uma prevenção contra as drogas e uma forma de envolver a juventude em atividades sadias.

 

Agência PRB Nacional – Como será sua gestão para aproximar a população da prefeitura?
Érico Stevan – Temos nos reunido com entidades como a Maçonaria, Lions Clube, Associação Comercial, para buscar a proximidade com todos esses nichos. Em oito anos de mandato nunca tive sequer um processo na justiça eleitoral, o que já nos dá uma credibilidade e nos aproxima das pessoas. A população me vê como comerciante e não como um membro da velha política, isso também já ajuda muito. Vamos continuar buscando essa aproximação com a sociedade a cada dia. Nosso lema é o respeito ao dinheiro público. O temor a Deus e o respeito ao ser humano são princípios que nos colocam ao lado dos cidadãos. É com esses princípios que vamos fazer uma administração realmente de excelência. Vamos cumprir os compromissos e superar nosso plano de governo.

 

Agência PRB Nacional – Como ficou a composição da Câmara de Vereadores? Há apoio ao seu governo?
Érico Stevan – Foram eleitos dois vereadores pela coligação, mas os demais vereadores saíram em chapas puras, são meus amigos e temos a confiança de que a Câmara será favorável aos projetos que tiverem o intuito de melhorar a vida das pessoas. Junto com o legislativo vamos colocar esses projetos para funcionar.

 

Agência PRB Nacional – Prefeito, além do município de Guarantã do Norte, o senhor assumiu Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia. Como será seu trabalho à frente desta entidade?
Érico Stevan – Guarantã é uma cidade polo aqui do extremo norte do estado. Dessa forma, assumimos o consórcio municipal de saúde composto por cinco municípios e o consórcio Portal da Amazônia, formado por 11 municípios. É um prazer ter a confiança dos prefeitos. Assim como na prefeitura, vamos trabalhar pelo desenvolvimento, com transparência e prestando conta de tudo.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!