Thiago Magalhães

15_07_13_entrevista_df_thiago_magalhaes_coordenador_regional_prb_juventude_df001

 

Há dois anos no comando do movimento PRB Juventude no Distrito Federal, o nosso entrevistado comemora a conquista de uma cadeira no Conselho Nacional de Juventude e de três pastas no Conselho de Juventude do DF: a do esporte, da participação social e da pessoa com deficiência. Focado na qualificação gratuita de jovens carentes, ele defende a inserção da juventude no mercado de trabalho através de parcerias e projetos. Nesta semana, Thiago Magalhães nos dá mais detalhes sobre o trajeto da militância que é considerada o fôlego do partido, a Juventude do PRB.

Entrevista

1 – O PRB Juventude tem investido bastante na inserção dos jovens no mercado de trabalho. Qual o objetivo desse projeto?

 T.M. – O PRB acredita na força da juventude, porém, infelizmente sabemos que é alto o índice de desemprego entre os jovens. Preocupado com essa realidade, o PRB Juventude tem se esmerado para qualificar os jovens, principalmente os de baixa renda que, por consequência das mazelas da vida, não têm condições de se qualificarem e nem de competir igualmente no mercado de trabalho.

2- E como o movimento pretende melhorar a qualificação desses jovens?

T.M. – Temos buscado parceiros para estender cada vez mais essa qualificação gratuita voltada aos jovens. Sabemos também da quantidade de jovens que estão ilegalmente inseridos no mercado de trabalho, ou seja, sem carteira assinada. Temos também trabalhado a conscientização dos jovens para que esses saibam dos seus direitos, tendo em vista que um jovem qualificado e inserido no mercado de trabalho, melhora não só a sua qualidade de vida como a dos seus familiares e, isso, também fomenta a economia do País. O PRB Juventude tem como uma de suas bandeiras a qualificação e a inserção dos jovens no mercado de trabalho e um emprego decente para cada um deles.

3 – Quais são os projetos desenvolvidos hoje no PRB Juventude?

T.M. – Um dos nossos principais projetos é a conscientização política da juventude. No primeiro semestre de 2013, realizamos a Primeira Sabatina do PRB Juventude, onde estiveram presentes:o deputado federal Vitor Paulo, o deputado distrital Evandro Garla – que é o coordenador Nacional do PRB Juventude -, o secretário de Esporte Júlio Ribeiro e o secretário do Idoso Ricardo Quirino. Foi uma noite memorável onde a juventude republicana pôde tirar suas dúvidas em relação ao trabalho dos parlamentares e secretários. Outro projeto é a conscientização e a prevenção ao uso de drogas. Sabemos que a juventude é alvo fácil e o PRB Juventude luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna.

4 – Quais são as metas para o movimento de jovens no Distrito Federal?

T.M. – Nossas metas são disseminar o pensamento do republicanismo, que visa o bem estar social, onde cabe ao Estado garantir serviços públicos de qualidade e proteção à população, e fazer com que os jovens venham ser formadores de opinião no meio onde vivem.

5 – Qual é a expectativa do PRB Juventude em relação às eleições de 2014?

T.M. – Nossa expectativa é fazer uma campanha limpa e transparente onde a juventude republicana tenha a consciência de escolher e divulgar as ações dos nossos representantes.

6 – Qual o balanço do PRB Juventude em sua administração?

T.M. – Neste mês, faço dois anos à frente do movimento aqui no DF. Tivemos algumas vitórias e alguns pontos a comemorar. Nós, por exemplo, participamos ativamente da II Conferência Distrital de Juventude em 2011, onde elegemos sete delegados para a Conferência Nacional, na qual tivemos uma proposta de autoria do PRB Juventude, que foi eleita como uma das prioridades que, em suma, visa a difusão e o apoio às práticas esportivas em todo o território nacional. No início de 2012, conseguimos eleger nossa representante republicana (Mayeia Ribeiro) no Conselho Nacional de Juventude, passamos então a priorizar a criação do Conselho de Juventude do Distrito Federal. Hoje, o Conselho é uma realidade para a juventude do DF através da Lei 5020/2013, onde temos quatro representantes eleitos democraticamente, três da sociedade civil nas cadeiras esporte, participação social e pessoa com deficiência, e um do governo através da Secretaria de Esporte. E, no ultimo mês, tivemos representantes do PRB Juventude participando ativamente como voluntários da Copa das Confederações. A sigla ainda tem muito a vislumbrar aqui no DF, porém já estamos deixando bem claro a que viemos, temos lutado incansavelmente por políticas públicas de juventude que de fato possam abranger a totalidade da juventude do Distrito Federal.

7 – Para você, ser 10 é?

T.M. – É ter um pensamento coletivo, republicano. É deixar de pensar no “eu” pra pensar no “nós”.

 

Por Eulla Carvalho – Comunicação Nacional do PRB

Introdução por Jamile Reis

Fotos: Douglas Gomes

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest